Click to open network menu
Join or Log In
Mobafire logo

Join the leading League of Legends community. Create and share Champion Guides and Builds.

Create an MFN Account






Or

This build has been archived and is for historical display only

This build has been archived by the author. They are no longer supporting nor updating this build and it may have become outdated. As such, voting and commenting have been disabled and it no longer appears in regular search results.

We recommend you take a look at this author's other builds.


x
Not Updated For Current Season

This guide has not yet been updated for the current season. Please keep this in mind while reading. You can see the most recently updated guides on the browse guides page

x
Alistar Build Guide by Dimitrexx

Alistar-O Minotauro(PT-BR)

Alistar-O Minotauro(PT-BR)

Updated on July 16, 2013
New Guide
Vote Vote
League of Legends Build Guide Author Dimitrexx Build Guide By Dimitrexx 17,012 Views 0 Comments
17,012 Views 0 Comments League of Legends Build Guide Author Dimitrexx Alistar Build Guide By Dimitrexx Updated on July 16, 2013
x
Did this guide help you? If so please give them a vote or leave a comment. You can even win prizes by doing so!
Vote
Comment

You must be logged in to comment. Please login or register.

I liked this Guide
I didn't like this Guide
Commenting is required to vote!
Would you like to add a comment to your vote?

Your votes and comments encourage our guide authors to continue
creating helpful guides for the League of Legends community.

Introdução

Bom galera,Dimitrexx aqui trazendo para vocês,leitores e jogadores brasileiros,um guia para o nosso querido boi,Alistar.Como não tem nenhum guia para o Alistar em português,resolvi criar um para vocês,até porque ele é um dos meus champions favoritos.Esse guia vai focar no papel de suporte,onde o boi é mais usado.Além disso,é basicamente a única lane em que ele é atualmente viável para jogos sérios como partidas ranqueadas,já que devido a muitos nerfs e com a introdução da terceira temporada,ele se tornou um pouco fraco em outras roles,por exemplo na jungle.Isso não quer dizer que ele não seja jogável em outras posições,o que estamos questionando aqui é a viabilidade.

Sem mais nem menos,vamos começar o guia.
English readers:As you can see,this guide is in brazilian portuguese.I don't want any downvotes because of the language,afterall, it is stated on the title of the guide.If you don't understand portuguese,you can stop reading the guide and maybe look at the cheat sheet only.
Back to Top

História

Como o maior guerreiro que já surgiu das tribos Minotauro da Grande Barreira, Alistar defendeu sua tribo dos muitos perigos de Valoran; isto é, até a chegada do exército Noxiano. Alistar foi atraído para fora de seu vilarejo pelas maquinações de Keiran Darkwill, o filho mais novo do General Boram Darkwill, e também comandante da força expedicionária Noxiana. Quando Alistar voltou, encontrou seu vilarejo em chamas e sua família morta. Gritando de ódio, ele atacou um regimento inteiro de Noxus, abatendo centenas deles. Apenas com a intervenção dos mais habilidosos invocadores de Noxus, a ira de Alistar foi contida. Levado acorrentado até Noxus, Alistar passou os anos seguintes lutando como gladiador na Carnificina, lutando numa batalha sem fim para os ricos líderes de Noxus assistirem.

A alma de Alistar, então nobre, tornou-se corrompida com o tempo, e ele teria sido levado à insanidade se não fosse por Ayelia, uma jovem serva que virou sua amiga e ajudou em sua fuga. Estando em liberdade, Alistar se juntou à recente formação de League of Legends para lutar como campeão, esperando para que um dia possa se vingar de Noxus e encontrar a garota que renovou suas esperanças. Inicialmente relutante em ceder ao seu status de campeão, Alistar acabou descobrindo que há poder na fama, e se tornou um representante daqueles que o governo Noxiano ameaçou. Ele também revela coisas que o exército Noxiano preferiria manter escondido - algo que o fez ser odiado pelos nobres de Noxus. Seu trabalho beneficente fez com que ganh***e prêmios filantrópicos, o que serve como um interessante contraste para a ira e destruição que ele leva a League of Legends.

''Se você pretende lidar com os problemas sendo um Invocador, talvez você não queira cruzar com Alistar.''
Back to Top

Prós e contras

Prós
  • Ótimo CC
  • Tanka bastante
  • Heal spamável
  • Protege facilmente seu adc

Contras
  • Tempos de recarga bem altos
  • Consome bastante mana
  • Cura fica fraca no late game
  • Depende BASTANTE do ADC
Back to Top

Runas

Runes

Precision
Fleet Footwork
Phase Rush

Marcas

  • Greater Mark of Armor:Essas marcas são as melhores opções para a role de support,especialmente para o Alistar que é um tank natural e que não necessita de dano.As marcas de armadura dão uma defesa muito boa para o early game,te ajudando a absorver o dano do ADC inimigo,e também dos ataques básicos do outro suporte.
  • Greater Mark of Magic Penetration:Outra opção que é boa,principalmente se você não tiver as Greater Mark of Armor.Essas,ao invés de dar defesa,oferecem um pouco de dano extra com a penetração mágica.Apesar disso,você não deve focar em dano,e sim em tankar,portanto as marcas de armadura se tornam mais úteis.


Selos

  • Greater Seal of Armor:Esses são os melhores selos do jogo,sem dúvida.O uso deles é universal,servem para qualquer champion e o Alistar não é uma exceção,especialmente como suporte.A defesa extra te ajuda a tankar em todos os pontos do jogo,principalmente no early game,abrindo possibilidades de um jogo mais ofensivo,já que a garantia de ganhar o trade na lane é bem maior.
  • Greater Seal of Gold:Não gosto muito deles e nem tenho,mas se você quiser fazer na sua página de runas uma mistura entre esses e os Greater Seal of Armor,está tudo bem,porém eu acho que o gp10 que eu incluo nessa build já é o suficiente,e com o Alistar é facil de pegar assists.


Glifos



Quintessências

  • Greater Quintessence of Gold:Essas quintessências são bem úteis,pois já que você estará deixando todo o farm para o seu ADC,você precisa de alguma forma de gerar gold,e essas quintessências são uma das soluções.3 de gold a cada 10 segundos é realmente pouco,porém,a medida que o jogo avança,você verá o valor dessas quints.A cada minuto você ganha 18 de gold.A média de uma partida é 40 minutos.Ou seja,você gera 720 de gold nesse tempo só com as quintessências.
  • Greater Quintessence of Movement Speed:São boas opções também,já que movimento é um dos atributos mais essenciais para o Alistar.Porém,essas runas são caras,e as de gold acabam sendo melhores para a role de suporte,além de serem mais econômicas.

Back to Top

Feitiços de invocador

Melhores escolhas



:Feitiço comum para support,dá um slow ótimo tanto no movement speed quanto no attack speed,e com Summoner's Wrath ainda debuffa o cara.Pode ser usado para garantir kills ou salvar seus aliados,e também negar o potencial de alguém em uma TF.

:Considerado um dos melhores(senão o melhor) feitiço do jogo, Flash tem 1001 utilidades.Para o Alistar é um ótimo pick pois dá para você fazer muitas jogadas boas,como por exemplo combar um Flash com um Pulverize e então um Headbutt,entre outras.


Boas escolhas



: Heal não é um feitiço ruim,mas já perdeu sua utilidade no metagame atual.Além disso,o Triumphant Roar de Alistar acaba se tornando muito mais eficiente devido ao tempo de recarga.

:Não é ruim,mas Flash é MUITO melhor para o Alistar.Você pode usá-lo se não for level 12 ainda.

:Eu usaria esse feitiço mais em premades com comunicação se você conseguir bolar uma boa estratégia.

:Ninguém usa esse feitiço,porém ele tem suas utilidades.Melhor usado em um premade,assim como Teleport,pois você pode rapidamente decidir o local de cast desse feitiço.


Os outros spells que não mencionei não valem a pena para o Alistar.
Back to Top

Talentos

Árvore ofensiva

  • Summoner's Wrath :Esse é o único investimento nessa árvore bom para supports,já que ele melhora o Exhaust,fazendo com que esse feitiço reduza a armadura e resist mágica do inimigo.Isso ajuda a pegar kills na lane ou em qualquer outro lugar.


Árvore defensiva

  • Durability :Esse talento vai te tornar mais tank a medida que o jogo avança,se tornando um ótimo investimento.
  • Hardiness :Um pouco mais de armor para tankar o ADC inimigo e ganks do jungler,tiros de torre,minions,etc.É mais útil no early game.
  • Resistance :Mesma razão de Hardiness ,porém protegendo contra danos mágicos.


Árvore de utilidade

  • Summoner's Insight :Ótimo talento pois reduz o tempo de recarga de Flash,o que é realmente útil.
  • Wanderer :Um pouco mais de movement speed fora de combate te ajuda a chegar na lane mais rápido,vagar pelo mapa,wardar,etc.
  • Mastermind :Reduz o tempo de recarga dos seus spells,que normalmente são Exhaust e Flash.É um talento muito bom pois ajuda você a ter os feitiços mais frequentemente quando precisar.
  • Artificer :Bom talento,já que reduz o tempo de recarga de itens,e na build padrão,você vai ter 2 itens ativos, Shurelya's Battlesong e Twin Shadows.
  • Greed :Mesma razão das Greater Quintessence of Gold,é uma maneira de ganhar gold já que você não vai estar farmando.
  • Wealth :Talento muito útil,dá um pouco de gold extra no começo que é o suficiente pra comprar uma Health Potion adicional.
  • Biscuiteer :Eu adoro esse talento.O biscoitinho te ajuda muito na lane,já que da tanto sustain de vida quanto de mana.Mas use com esperteza,já que você só tem um para o resto do jogo.
  • Explorer :A ward que esse talento dá é bem útil,pode ser usada para proteger a sua jungle de invades no começo,ou para planejar o seu próprio invade.
  • Pickpocket :Talento ótimo para support,dá 5 de gold cada vez que você hita um champion com um hit básico.Isso ajuda na lane,por exemplo você pode dar um Headbutt seguido de um ataque básico para ganhar 5 de gold grátis.
  • Intelligence :4% de CDR grátis é algo muito bom,especialmente para o Alistar já que os tempos de recarga dele são bem altinhos.
  • Nimble :Como dito antes,movement speed é um dos melhores atributos para o Alistar,então esse talento contribui muito para esse quesito.

Back to Top

Habilidades

: Trample é sua passiva.Cada vez que você usa uma habilidade, Alistar dá dano mágico a cada segundo durante 3 segundos em uma área em volta dele.O dano é dobrado contra minions e monstros.Durante esse tempo, Alistar tambem ignora colisão de unidades.Essa passiva é mais útil para o Alistar jungle,porém na lane tem suas utilidades de dano,por exemplo se você acabar caindo em um engage 1x1 contra o support inimigo.A principal parte dessa passiva vai ser o fato de ignorar a colisão de unidades.

Dicas e truques

  • Após usar Pulverize,você pode atravessar o inimigo para Headbuttá-lo para trás,devido ao fato de Trample ignorar colisão de unidades.
  • Trample causa dano a estruturas,isso é bom quando seu time estiver pushando bastante uma lane.
  • Tente não castar nenhuma habilidade se você estiver atacando a torre e algum inimigo estiver perto,pois Trample vai puxar aggro da torre.Alguns jogadores tentaram chegar perto de você por causa disso,mas,as vezes,isso pode funcionar como um bait dependendo da situação.
  • Cuidado para não pushar a lane com Trample.


:: Pulverize é o seu Q. Alistar causa dano mágico em uma área e joga todos os inimigos afetados ao ar.Assim que tocam o chão,os inimigos são atordoados por um curto período.Essa é uma das habilidades principais do Alistar.É um CC que pode dar muitas kills para seu time,e que pode combar de vários modos com Headbutt(discutirei isso depois).O dano não é tão alto,mas isso não é o problema já que Alistar é um support.

Dicas e truques

  • Pulverize não pode ser removido por Cleanse.
  • Pulverize tem um tempo de recarga longo,use somente quando for preciso.
  • Não tenha medo de usar Pulverize para salvar um aliado ou a si mesmo.
  • Você pode combar Flash com Pulverize para surpreender seu inimigo,mas NÃO erre isso.O preço é o longo cooldown de Flash,mas isso pode te recompensar com kills para seu time.Essa tática também é boa para dar engage em uma teamfight.


: Headbutt é o W de Alistar.Ele cabeceia o inimigo alvo,causando dano e jogando o oponente para trás.Essa habilidade é muito útil,é outro CC para o kit do Alistar.Pode ser usada para proteger seu carry,combar,matar(quando preciso),fugir Headbuttando um minion,interromper ults canalizados,empurrar pessoas pela parede,etc.

Dicas e Truques

  • Se você usar o Headbutt e segurar Pulverize enquanto Alistar está indo na direção do inimigo,você consegue combar os 2 em uma skill só.Você não perde dano e ainda funciona como um gap closer.É essencialmente um mini Unstoppable Force com o tempo de recarga mais baixo.
  • Headbuttar um inimigo em paredes grossas faz com que eles meio que ricocheteiem nela,isso pode ajudar na hora de usar um Pulverize.
  • Headbuttar inimigos em paredes finas podem fazer com que eles atravessem-nas.Isso pode ser útil ou não.Um exemplo de utilidade é fazer isso com um Fiddlesticks ultado.Um exemplo de fail seria você acabar salvando um oponente.


: Triumphant Roar é o E de Alistar.Ele se cura em uma quantidade,e aliados próximos são curados na metade da quantia.Quando unidades inimigas morrem próximas a Alistar,o tempo de recarga de Triumphant Roar é reduzido.Essa é uma skill muito útil,pois dá um bom sustain para seu ADC.É sempre útil,não importa se sua lane for defensiva ou ofensiva,mas no late game,o poder da cura vai cair bastante.

Dicas e Truques

  • Cuidado para não spamar muito essa skill na lane.Apesar de começar com Faerie Charm,uso excessivo vai fazer você ficar sem mana bem rápido.
  • Evite usar essa skill na torre inimiga perto de champions inimigos,pois você vai puxar o aggro da torre devido à Trample.
  • Nas teamfights,você pode spamar isso a medida que as pessoas morrem para pegar rápidos procs de Sheen ou Iceborn Gauntlet.


: Unbreakable Will é o ultimate de Alistar.Quando usado,instantaneamente remove qualquer CC.Após isso,durante alguns segundos, Alistar recebe dano físico e mágico reduzidos e ganha um bônus de AD.Esse é basicamente,o melhor ultimate defensivo do jogo.Durante um bom tempo, Alistar fica imensamente tank,já que a redução de dano é em porcentagens.O AD não vai ser tão útil,já que não temos penetração de armadura para fazer bom uso do dano,mas na lane phase pode te ganhar algumas lutas.É uma ótima skill para dar dive também.

Dicas e Truques

  • Unbreakable Will não reduz true damage,como por exemplo Ignite, Feast e Reckless Swing.
  • Não ulte ANTES de startar a teamfight,mas sim depois,já que ele pode remover os CC's iniciais lançados em você.Além disso,ultar antes de startar pode fazer com que o time deles simplesmente recuem até a duração acabar.
  • Nunca use isso quando estiver morrendo,pois a redução de dano provavelmente não será o suficiente.É bom usá-lo antes de tomar um burst damage alto,por exemplo se você encontrar um Veigar ou uma Annie.
Back to Top

Ordem de habilidades

Ability Sequence
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18


Resumindo: > > > .
  • Unbreakable Will é obviamente seu foco devido ao ótimo esteróide defensivo oferecido.Pegue essa habilidade nos níveis 6,11 e 16.
  • Triumphant Roar será a sua principal skill na lane phase,por que,afinal,é uma cura.Dar sustain para seu ADC,e para você também,é uma coisa essencial.Além disso,não vale a pena você só ter 1 ponto nessa skill nas teamfights pois a cura será insignficante.
  • Pulverize será seu foco seguinte,para ter um pouco mais de dano,mas principalmente diminuir o tempo de recarga.*
  • Headbutt será seu último foco,já que a range do knockback não aumenta,o dano é bem baixo,e não vale a pena upar essa skill só pra diminuir o tempo de recarga,já que suas outras habilidades vão ser mais importantes para se focar.

    *Você pode upar Pulverize primeiro em uma lane EXTREMAMENTE agressiva e fácil,para ter mais burst no engage e para diminuir o tempo de recarga com mais eficiência.
Back to Top

Itens

Itens Iniciais




sight wardsight ward :Esse é com certeza o melhor começo para o Alistar.O Faerie Charm vai te dar a regeneração de mana suficiente para você ficar na lane o máximo possível,desde que você não spame muito.As sight wards obviamente servirão para proteger sua lane de ganks,e wardar a bush inimiga para se manter atento contra os movimentos do suporte deles.A Vision Ward servirá para você quebrar as wards inimigas,e finalmente,as Health Potion vão te dar um pouco mais de sustain.


Começo de jogo



philosopher's stone:Esse é o item mais essencial do Alistar em qualquer partida.Primeiramente,isso te dá um ótimo sustain com a regeneração de vida e mana,mas principalmente isso vai te dar um bom gp10,o que é muito bom como suporte já que você não vai farmar.Antes de pegar assists,isso vai ser sua principal fonte de gold,e vai continuar sendo muito útil até transformá-la em Shurelya's Battlesong.

: Sightstone é um item essencial para support.Além de te dar um pouco mais de vida para te tornar mais tank,você ganha um suplemento de wards,que são bem úteis.Você tem 4 cargas,mas só pode ter 2 wards desse item no mapa.Quando as 2 acabarem,você bota as outras duas e já vai estar na hora de ir base para comprar itens,e eventualmente,recarregar a Sightstone.

kage's lucky pick:Poucas pessoas pegam esse item no Alistar,mas eu acho uma boa escolha já que é outra fonte de gp10.O AP não será muito útil,já que você não precisa do dano nas suas skills,e sua cura só vai aumentar em 5(ou seja,2.5 para os aliados próximos).Porém,pode se tornar um item muito mais útil após transformado em Shard of True Ice ou Twin Shadows.

:Obviamente,botas são importantes,já que a mobilidade extra é muito útil para você quebrar wards,chegar na lane mais rápido,enfim,fazer várias coisas.

Meio de jogo



:Pra mim,essas são as melhores botas para o Alistar.A extra mobilidade pode te ajudar a chegar na lane mais rápido,ajudar seu time quando necessário,e até wardar e quebrar wards inimigas.Você também pode optar por outras botas,mas prefiro essas.

:Item essencial para qualquer suporte.Isso te dá ótimos atributos defensivos,além de dar uma aura muito útil que vai ajudar seu time bastante nas primeiras teamfights,assim como nas que vierem em seguida.Também é um bom item para proteger se u ADC.

:Agora que o jogo já está progredindo,está na hora de melhorar sua Sightstone.Com a Ruby Sightstone,você pode ter 3 wards desse item no mapa ao mesmo tempo,o que é muito útil já que você pode guardar facilmente pontos chaves,como o baron nashor ou o dragon .Além disso,esse item te dá ainda mais vida,o que é muito bom.

:Item muito bom para o Alistar também.Te dá ótimos stats,como regeneração de mana e vida,vida,redução do tempo de recarga e também dá uma ótima ativa que pode melhorar seus engages,disengages ou simplesmente para andar pelo mapa mais rapidamente.O único problema é que você perde o gp10 da philosopher's stone,mas a kage's lucky pick vai compensar por isso.

:Agora é a hora de upgradar sua Aegis of the Legion.O Runic Bulwark vai te oferecer melhores atributos,principalmente a resist mágica,o que vai te ajudar bastante.Você pode upgradá-lo mais tarde se quiser,mas essa já é uma boa hora para melhorar sua presença nas teamfights.

Fim de jogo



:Isso te dá alguns stats bons,mas o melhor desse item é a ativa,que mesmo sem wards,te dá uma ótima visão sobre o time inimigo,e ainda dá um slow,que pode servir como escape ou método de chase,porém o CD é bem longo.

:Item muito bom para o Alistar,não só pelos stats(mana,que é muito útil,CDR,ainda mais útil porque os CDs do Alistar são altos,também dá armadura e um pouquinho de AP),mas também pela ótima passiva que te dá outro CC.


Itens viáveis



Escolhas ofensivas


  • Trinity Force:Boa para um Alistar mais ofensivo,vai te dar um dano extra se você sentir que já está bem tanker.
  • zeke's herald:É um bom item se você sentir que é necessário ter a aura para ajudar seu ADC ou outro AD que se beneficia desse item.Além disso,te ddá 20% CDR,o que é bem considerável.
  • Ohmwrecker:Item que pode ser feito da philosopher's stone,te dá regen,vida e um pouquinho de ap,mas o principal aspecto desse item é a ativa,que vai melhorar ainda mais seus tower dives.
  • Shard of True Ice:Feito da kage's lucky pick,é uma boa alternativa para Twin Shadows já que mantém o GP10 da Kage's e ainda tem uma ativa que vai dar mais poder para o inciador do seu time,seja ele você ou seja ele seu top laner ou jungler.
  • Archangel's Staff:Até que é útil para o Alistar se você comprar uma Tear of the Goddess bem cedo,já que ela é facil de stackar com seu Triumphant Roar,mas isso requer um bom push de lane,então não recomendo muito.Apesar disso,o item em si dá ótimos stats ofensivos,e assim que se transforma em Seraph's Embrace,dá uma ativa que auxilia no seu papel de tanque.
  • Banner of Command:É um bom item,vai te dar um potencial de push muito bom com a ativa,além de dar AP,CDR,armor e uma aura que comba muito bem com Runic Bulwark.
  • Athene's Unholy Grail:Pode ser usado para o Alistar,se você comprar um Chalice of Harmony no early game.É uma opção que oferece uma boa mistura de defesa,ataque e utilidade.

Opções defensivas

  • Spirit Visage:Além de dar vida,bastante CDR e bastante resist mágica,tem uma passiva que vai melhorar a cura de Triumphant Roar(mas só para você,não para os aliados).
  • Mikael's Blessing:Se tornou um item muito melhor para supports já que é feita da philosopher's stone.Seu principal aspecto é a ativa,que pode realmente salvar seu ADC,com um Cleanse e Heal.
  • Frozen Heart:Antigamente considerado um item essencial para o Alistar, Frozen Heart ainda não perdeu seu poder.Dá uma quantidade bem alta de armadura,mana,cdr e ainda de quebra tem uma aura de debuff que é muito útil nas teamfights.
  • Locket of the Iron Solari:Ótimo item para o preço.Dá armor,vida,regen de vida,cdr e principalmente a ativa que dá um escudo para cada membro do time(desde que esteja no alcance).Lembre-se de não comprar se seu jungler já o tiver,pois a ativa é única.
Back to Top

Supports inimigos

Fáceis



: Alistar é um ótimo counter do nosso velho robô.Se ele usar Rocket Grab em você,aproveite a oportunidade para tentar pegar o ADC inimigo.Caso ele te silencie,é só você usar Unbreakable Will e continuar a luta.Além disso,você tem sustain,e ele não.

: Sona é o support e o champion mais papel(squishy) do jogo,sem dúvidas.Isso é ótimo para você,já que um simples engage nela pode resultar em uma kill para seu ADC,e além disso,seu ult te deixa livre de Crescendo.O sustain de vocês é bem parecido,porém o dela também buffa o ADC,tenha isso em mente.

:Eu considero Alistar um ótimo counter de Leona.Se ela tentar chegar no seu ADC com Zenith Blade,você pode simplesmente jogar ela pra longe e counterar o engage.Após o lv 6,caso ela use Solar Flare,use Unbreakable Will para sair do stun/slow e então jogue ela pra longe com Headbutt para anular o engage dela.

:Bem parecido com Blitzcrank,se ele tentar te puxar(ou se jogar em você),faça o mesmo que você faz com o robô.Se você pegar o ADC inimigo e Thresh usar Dark Passage,evite que o adc consiga clicar na lanterna,seja através de Pulverize/ Headbutt ou seja ficando em cima dela,já que desse jeito ele acabará clicando em você.


Médios



:Porra,essa mulher é um pé no saco.Ela dá sustain infinito para o ADC,tem um harass muito bom com as bananas dela,e um simples silence dela pode te impedir de chegar no ADC inimigo(antes do level 6).Se você souber que ela é o support inimigo(ranked ou modo competitivo),pode ser uma boa escolha pegar Ignite para counterar as curas dela.Lembre-se também de avisar quando ela pegar lv 6,já que o Wish dela pode realmente salvar aliados.

:É uma lane bem chatinha,já que ela tem um crowd control bem parecido com o seu,mas a diferença é que o dela é à distância.Além disso,ela tem uma cura muito boa e um buff on-hit para o ADC dela,o que normalmente favorece trades.A melhor estratégia aqui é forçar ela a ir base ou a ficar sem mana,para que você possa dar engage tranquilamente.

:Isso só pode acontecer em normal games,porém o resultado da lane depende da habilidade de cada Alistar.Não tenho muito o que dizer aqui,lendo esse guia você deve saber a capacidade de um Alistar para você ter o cuidado suficiente.

:Muitos consideram ele um adversário difícil para o Alistar,porém eu acho que dá para lidar com ele depois do level 6.A principal ameaça do Taric contra você seria o Dazzle,que countera seu engage,porém,com Unbreakable Will você countera o counter-engage.Se souber que vai contra ele,é bom pedir um ADC que tenha um pouco de dano mágico,como por exemplo Corki, Tristana,já que o Shatter do Taric dá uma ótima aura de armadura.Uma boa estratégia também seria baitar o Dazzle dele,já que o cooldown é longo e você pode dar um engage tranquilo.

:Não sei muito o que falar,já que estou vendo muito mais Nunu & Willumps jungle do que support.Uma ótima dica é que você pode cancelar o Absolute Zero de 2 formas.Quando ele usar Blood Boil em uma luta,dê Exhaust no ADC dele para negar o attack speed.


Difíceis



:Não cara,que loucura. Janna é o maior counter de Alistar sem dúvidas.Ela tem 3 jeitos de counterar seu engage(2 antes do level 6),e ainda tem um escudo que dá AD para o ADC dela,o que faz com que ela facilmente ganhe trades.Mas você deve estar pensando:"Nossa, Janna é tão papel, Alistar deve ser um ótimo pick contra ela!".Seria,se você conseguisse ENCOSTAR nela.Não importa se você esteja level 6,você nega apenas uma skill dela,ela ainda tem outras 2 formas de proteger o ADC.Se possível,não pegue Alistar contra ela,você só ganha se você for muito pro ou se a Janna for muito noob.

:Não é tão foda quanto Janna,mas o poke da Lulu é muito mais ridículo.O Glitterlance dela é muito chato,especialmente se ela botar a fadinha em você.E também é impossível você tentar dar jukes pelo mato,pois help,pix! te revela.Ela também pode facilmente proteger o ADC dela,especialmente com o ult, Wild Growth.Uma coisa boa é que seu Unbreakable Will pode sair de Whimsy.

:Ela é meio que uma mistura de Lulu e Janna:Ela tem um poke ótimo mas também consegue facilmente proteger o ADC dela.Não tenho muito o que comentar aqui,já que não estou muito acostumado a jogar contra uma Zyra de Alistar.
Back to Top

Seus ADCs

Ótimos



:ADC perfeita para o Alistar.Ela tem um ótimo dano,que requer que o inimigo fique preso um bom tempo para ser mais eficiente,e esse é o trabalho do Alistar.Além disso, Pulverize pode facilitar o posicionamento da Vayne para stunar um inimigo com Condemn.

: Tristana tem um burst ótimo após o level 6,e pode acompanhar os engages do Alistar facilmente com Rocket Jump.Uma coisa bem maneira de se fazer nessa lane é jogar o inimigo pra trás duplamente combando Buster Shot com Headbutt.

:Também funciona muito bem com o Alistar. Pulverize pode fazer um Piltover Peacemaker muito mais fácil de acertar,assim como você pode Headbuttar um cara em uma Yordle Snap Trap.Além disso,quando ela usar Ace in the Hole,e um dos inimigos se posicionar entre o tiro para salvar o outro,tente Headbuttá-lo para longe para um tiro suave.

: Draven é simplesmente....Draven.Mas,sério,ele é o ADC mais forte do jogo atualmente,sem dúvida.O dano dele no early game é ridiculo se ele souber revolucionar bem os machados(quem joga no BR entenderá),e se ele acompanhar um engage seu,o inimigo simplesmente explode.


Bons



: Graves é um ótimo parceiro para o Alistar,já que o burst dele é extremamente alto,e seu Pulverize dá tempo suficiente para Graves chegar perto e dar o máximo de dano com Buckshot.

: Ashe funciona muito bem com o Alistar,já que,após o level 6,ela pode acompanhar um engage seu mesmo se estiver recuada,através da Enchanted Crystal Arrow.Além disso,você pode manter ela protegida facilmente enquanto ela kita o inimigo.

:Não estou acostumado a dar support para uma Quinn,porém ela é boa com o Alistar já que ela tem um dano burst bem alto,especialmente através da passiva, Harrier.

: Ezreal é normalmente bom com qualquer support,e Alistar não fica de fora.Peça para ele não fazer a build azul,e sim a build normal que é melhor numa lane agressiva,para rapidamente burstar o inimigo em vez de ficar pokando.Porém,tente não Headbuttar o inimigo para fora das skillshots do Ezreal,o que é realmente frustrante.

:Ele não é muito pickado,mas é bom com o Alistar já que tem um dano burst MUITO alto,e um engage seu faz com que o Corki dê um dano surpreendentemente alto.Se possível,compre um Mana Manipulator que vai ajudar muito ele.

:Com o Varus,é melhor esperar para dar engage quando o inimigo tiver 3 stacks do Blighted Quiver para Varus conseguir rapidamente burstar.O CC combinado de vocês é muito forte também.

:Ela tem um burst damage ótimo no começo do jogo,o que favorece os engages do Alistar.Usar um combo Headbutt+ Pulverize pode resultar em um ótimo Bullet Time da Miss Fortune.

:É boa com o Alistar já que ela tem um burst alto de uma distância segura,o que faz com que ela acompanhe os seus engages mesmo um pouco recuada.

:Não jogo muito com o Twitch,mas ele é um bom ADC para o Alistar,já que ele dá um dano muito bom com expunge se sua passiva, Deadly Venom estiver stackada.Por isso ,dá pra você dar engage sem medo,já que ele também pode se manter bem seguro devido ao aumento de range que Spray and Pray dá,após o level 6.

:Não recomendo muito essa lane,mas é boa já que o Kog'Maw tem um dano forte,porém lembre-se de que ele precisa farmar passivamente,então tente só dar engages quando seu jungler for gankar.
Back to Top

Gameplay

Early game

  • Warde.Isso é necessário,mas sempre ward nos lugares mais adequados,como por exemplo o mato inimigo da bot lane,para ver o support inimigo;o rio,para se proteger dos ganks;a tribush,para também se proteger de ganks,e normalmente é bom botar uma Vision Ward no mato do rio para destruir as wards inimigas.
  • Lembre-se sempre de ter Vision Wards para destruir as wards inimigas,que são os "minions" para o support já que você não vai estar farmando.
  • Para dar engage,um simples Headbutt+ Pulverize é suficiente.Se preciso,use Exhaust para dar uma kill para seu ADC.
  • Tente sempre focar o ADC,pois se o support sobrar,ele não vai ter dano para te matar.
  • Assim que pegar Unbreakable Will,é possível arriscar dives,mas só se tiver certeza de que vai matar.


Mid game

  • Você pode tentar gankar o mid se possível para auxiliar seu laner.
  • Agora as teamfights devem estar acontecendo.Sua presença é essencial,especialmente se tiver itens que auxiliem seu time,como Aegis of the Legion ou Shurelya's Battlesong.
  • Warde,especialmente pontos chaves como buffs inimigas,dragon e baron.


Late game

  • Continue wardando,agora normalmente seu foco vai ser wardar o baron para manter visão,se possível com Vision Wards.
  • Compre Oracle's Elixir,pois você precisa quebrar as wards inimigas para dominar completamente o mapa.
  • Ande junto com seu time.Não ande sozinho,pois um simples engano pode custar o jogo devido ao longo tempo para reviver nesse ponto do jogo.

Aqui um mapa com bons lugares para você wardar.(Créditos para http://leaguecraft.com/strategies/gameguide/1271-warding.xhtml).
Back to Top

Conclusão

Assim acabo meu guia,espero que tenham gostado,e,por favor,não downvotem antes de testar a build.Obviamente,irei sempre atualizar o guia com mudanças no Alistar ou mudanças de itens,e,talvez eu inclua outras builds,como por exemplo uma build de jungle.
Download the Porofessor App for Windows

League of Legends Champions:

Teamfight Tactics Guide