Click to open network menu
Join or Log In
Mobafire logo

Join the leading League of Legends community. Create and share Champion Guides and Builds.

Create an MFN Account






Or

MOBAFire's first Mini Guide Contest of Season 14 is here! Create or update guides for the 30 featured champions and compete for up to $200 in prizes! 🏆
This build has been archived and is for historical display only

This build has been archived by the author. They are no longer supporting nor updating this build and it may have become outdated. As such, voting and commenting have been disabled and it no longer appears in regular search results.

We recommend you take a look at this author's other builds.


x
Not Updated For Current Season

This guide has not yet been updated for the current season. Please keep this in mind while reading. You can see the most recently updated guides on the browse guides page

x
Jarvan IV Build Guide by FaLK R Garcia

Tank Jarvan IV - Envolvendo e embrasando (PT-BR)

Tank Jarvan IV - Envolvendo e embrasando (PT-BR)

Updated on November 2, 2013
New Guide
Vote Vote
League of Legends Build Guide Author FaLK R Garcia Build Guide By FaLK R Garcia 7,087 Views 0 Comments
7,087 Views 0 Comments League of Legends Build Guide Author FaLK R Garcia Jarvan IV Build Guide By FaLK R Garcia Updated on November 2, 2013
x
Did this guide help you? If so please give them a vote or leave a comment. You can even win prizes by doing so!
Vote
Comment

You must be logged in to comment. Please login or register.

I liked this Guide
I didn't like this Guide
Commenting is required to vote!
Would you like to add a comment to your vote?

Your votes and comments encourage our guide authors to continue
creating helpful guides for the League of Legends community.

Introdução

Bom, já joguei com quase todos os junglers do game e o J4 com certeza é o que mais me identifiquei. Excelente gank, bastante CC, early relativamente forte, late game OK. Escala bem com dano e def, tem bastante mobilidade e iniciação. Vou colocar um pouco do que sei aqui nesse guia.
Back to Top

Runes

Para marcas, tem quem use ad, eu prefiro penetração de armadura. Colocar penet te da um potencial de late maior. Já vi gráficos e pesquisas de sites e a penetração ao final do jogo favorece um dano maior do que o 'flat AD'. Marcas de AD ainda são uteis pra um early com maior dano, facilitam o last hit, mas para junglers não é são tão uteis. A marca de crítico é opcional.

Para selos armor, nada fora do normal.

Para glifos, tem que quem prefira 'MR flat', eu prefiro a escalonada. As runas de scaling MR, passam a ser mais eficientes que as flat a partir do level 9 e antes deste level, seu mr não é tão importante. O dano maior de monsters é AD e pré level 9, é basicamente limpar campos, ganks e raramente alguma tf.
Back to Top

Masteries

21/9/0 porque? Genéricamente falando, por mais tank que seu time precisa, um dos diferenciais do Jarvan é o potencial de gank level 3. Uma build com masteries ofensivas te da uma chance de kill muito maior, fora a velocidade com que limpa os campos de monsters.
Back to Top

Itens

Builds são situacionais. Não se deve seguir nunca um padrão, e sim analisar a comp e build adversária, e analisar o que é melhor para o seu time agora. Vou separar primeiro os itens defensivos:


Um dos itens 'padrões'. Te da uma quantidade de armor e HP. O dano da capa é magico, bastante util para champions melees e com CC como jarvan.




Um dos itens mais presentes nas builds de junglers em geral. Não te da muito armor e mr, em contrapartida sua aura e seu ativo é muito util em tfs.





Bem comum também. O ativo te da um CC enorme, uma passiva util e armor/hp em quantidade maneira. Gosto bastante também.




Já foi bem utilizado, hoje é fraco. É viável, porém fraco.



Gosto bastante. É bem util se o dano do time adversário for predominantemente AD. Te da uma quantidade absurda de armor e a passiva reverte 30% do dano basico recebido para o adversário. Aumenta absurdamente o seu potencial de duelo contra champs ads.





Faço raramente e somente como ultimo item, naquele late game escroto em que você esta carregando e é o foco do time adversário. Só compensa pela passiva, há de se pensar se vai ser util ou não.





Já utilizava antes do buff, agora então, é imprescindível. Não só a quantidade de MR que é muito boa comparada com outros itens, mas a redução de CD, o HP e a regeneração que ela proporciona é OP. Esse CD reduction funciona muito bem no J4 pela utilidade do dash e da ult. Fazer como terceiro item se o dano do time adversário for de maior parte magico.




Raramente utilizado também. É util contra comps com AP predominante e com bastante CC. O custo só é valido se o ativo for util.




Do ponto de visto do AD, há itens que te favorecem mais dano. O item passa a ser util na medida que você precisa de MR. O escudo da passiva que absorve dano magico é um item interessante mais interessante que a Mercurial Scimitar do ponto de vista do MR.




Item quase imprescindível. AD, penetração de armadura, redução de CD e HP. Todos esses atributos muito uteis no J4. Só tem que tomar cuidado em buildar na hora certa. Fazer como 3º item pode te dar impressão de estar mais forte, dando de fato mais dano, porém pode não ser o que seu time precisa. Faça cedo somente se estiver pegando kills e tiver certeza de que não será o foco do time adversário.




Como jungler, acho que é um item que não compensa. A BT tem um potencial enorme na lane mas nem tanto nas tfs. Para os junglers, depois do level 6 que é quando você pode ter gold suficiente, o sustain não é importante. Passa a ser um bom item se você pensa em counter jungle, pois te da um potencial enorme de duelo, mas como 3º item, o mid game já vai ter chegado e não terá tantas oportunidades assim. Há outros itens que serã mais uteis pra você e seu time, mas ainda sim, buildar não chega a ser nenhum absurdo.




Um item bem situacional. Geralmente uso quando "tem que carregar". Você vai limpar os campos mais rapido, vai ter um potencial bom de duelo e sustain pelo life steal. Seu potencial de farm/tempo vai aumentar muito, o que vai ajudar a te manter uma vantagem. Assim como o BT, é um item 'ousado' de se fazer. J4 pode ser um champ bem móvel se souber ser usado e split push não é nenhum absurdo pela sua facilidade de limpar os campos, mas do ponto de vista da sua necessidade nas tfs passa a ser mais complicado.




Após o buff, ficou viável. Não tenho feito muito, pelo alto custo, mas quando seu time precisar de dano e você estiver relativamente forte, pode fazer sim. Outra possibilidade é quando estiver full build, vender algum item (o da jungle geralmente) e buildar. É bastante util, te da muita mobilidade e dano, mas não vejo como um bom 3º ou 4º item.




Costumava buildar bastante como terceiro item, pois te da um potencial enorme de kill em ganks pelo CC da passiva e o ad que ele da. Após a mudança dos itens intermediários, retiraram o phage e pra mim deu uma enfraquecida no item. Ainda sim bastante viável.




Muito bom. Como quarto ou quinto item, é muito bom. Seu time já tem um top bruiser ou tank, você já esta com um mr/armor decente pra aguentar nas tfs, você passa a ser mais uma fonte enorme de dano pro seu time. O preço é salgado mas o potencial de duelo que ele dá, o life steal, ad e passiva OP, fazem dele um excelente item. A passiva e o ativo são excelentes contra builds pesadas, com muito hp/armor.




Bom 4º/5º item como bruiser ou ad. Bruiser para quando você já esta tank ou suficiente, não será foco e quer dar mais dano. Como ad, vai multiplicar o dano enorme que você já tem.
Back to Top

Jungling / Ganking

Jungling



Para o J4, assim como qualquer jungler, a velocidade que tu limpa os campos é importante. Um erro bem comum é creepar os campos e buffs com o combo E-Q, quando o melhor é o contrário. O Q te da uma redução de armor, maximizando o dano do E. Tente sempre atingir todos os monsters do camp com as skills, não só o maior.

Como padrão, gosto de começar pelo Blue. No geral o dano que você recebe limpando o blue é menor em relação ao red, o que te da uma tranquilidade e custo menor quando for gankar lvl 3. Sim, é importante gankar level 3. Se não der, não force.


Gank


Ao gankar o ideal é não utilizar o combo E-Q no adversário logo de cara. Isso da a ele uma possibilidade muito maior de dodge. Tente se aproximar, reduzir sua velocidade com o W, talvez faze-lo queimar um flash, ou dash, e ai sim, como ultimo recurso, E-Q. É sempre importante conhecer o adversáro. Espere ele gastar o escape dele na lane para usar o seu CC. É importante prever o que seu adversário fará. Gankar um fizz, uma morgana, um zed é completamente diferente de gankar uma malzahar, por exemplo.


Aspectos Gerais


Como jungler, não vai te tomar muita atenção creepar a jungle. Andar de um campo pra outro bem menos, então esteja ligado no mapa. Um segundo que seu adversário aparece no mapa, e ninguem ve é o suficiente pra 2 do teu time morrerem e snowballar o game... Ou você perceber, dar um counter jungle, 3 do time deles morrerem e da mesma forma snowballar. Use o ping sem pena, não custa nada. Se tu quer subir de tier na solo queue, tome conta do seu time. Você tem que fazer a diferença, ser melhor que eles, senão não merece subir. Jogue para carregar ou ajude seu time a upar e deixa-los carregarem. Você é bom o suficiente para fazer a diferença mesmo que não tenha deixado kills para seu time. Tente prever sempre aonde o jungler adversário está, e se possível se antecipe às ações dele. Se tiver certeza que ele esta no top, e não tiver como chegar, roube os campos dele. Ou olhe a outras lanes, se tiver como alcançar o adversário, mesmo que não resulte em kill, ganke. Uma simples volta a base do adversário pode ajudar muito. Calcule o tempo do smite pra dar um counter jungle. Seja agressivo, não burro. COMPRE WARDS.
Download the Porofessor App for Windows
League of Legends Build Guide Author FaLK R Garcia
FaLK R Garcia Jarvan IV Guide
Vote Vote
Jarvan IV - Envolvendo e embrasando (PT-BR)

League of Legends Champions:

Teamfight Tactics Guide