get
prime

Sona Build Guide by kageRanieri

Not Updated For Current Season

This guide has not yet been updated for the current season. Please keep this in mind while reading. You can see the most recently updated guides on the browse guides page.


49K
Views
0
Comments
4
Votes
League of Legends Build Guide Author kageRanieri

Sona S4 Support - Guia completo em Português

kageRanieri Last updated on December 17, 2014
Like Build on Facebook Tweet This Build Share This Build on Reddit

Ability Sequence

1
3
5
7
8
Ability Key Q
2
9
10
12
13
Ability Key W
4
14
15
17
18
Ability Key E
6
11
16
Ability Key R





Not Updated For Current Season

The masteries shown here are not yet updated for the current season, the guide author needs to set up the new masteries. As such, they will be different than the masteries you see in-game.



Masteries

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Havoc
 
 

Offense: 9

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legendary Guardian
 
 

Defense: 0

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1/
Wanderer
 
 

Utility: 21



Threats to Sona with this build

Threat
Low
High
Show all
Threat Champion Notes
1
Karma Match-up muito fácil, porém precisa do item de regen mana o quanto antes.
1
Soraka Match-up muito fácil
1
Zilean Match-up muito fácil, sem segredos.
1
Vayne Sona acaba com a lane phase dela, não conseguindo farmar safe. È capaz de burstá-la em qualquer fase do jogo, podendo solá-la com um combo com os itens AP.
Guide Top

Introdução

Oi, venho trazer a vocês o guia de Sona Support.

Vamos falar sobre o campeão. Sona é uma suporte muito versátil, sendo considerada uma God Tier no final da Season 4. Mas por que ela é bem avaliada? Os suportes podem ser classificados como: Poke, Sustain e All-in. Sona tem características de todos os três. Poke com seu Q e sua passiva, Sustain com seu W e All-in com sua Ult.

É um personagem fácil de se jogar, com opções bem diversificadas de builds e vale a pena usá-la na SoloQ!


Guide Top

Prós e Contras

+ Alto dano
+ Alto sustain
+ Hard CC em área
+ Shield em área
+ Buff em área
+ Passiva que dói muito
+ Cooldown Baixo
+ Carrega team fights
+ Pode carregar jogos por conta própria

- Muito papel
- Consome muita mana se ficar usando as skills direto na Team Fight
- Para dar buffs e shields, precisa se aproximar do time, se expondo ao perigo
- Tirando sua Ult, não tem nenhuma forma de Hard CC ou Disengage
- Sem clear wave


Guide Top

Feitiços


Recomendado. Para uma lane equilibrada, ao mesmo tempo que Exaust tem muita serventia para proteção do ADC nas Team Fights, reduzindo o dano do Assassin e muitas vezes salvando o ADC com ele.


Para uma lane agressiva, ajudando no burst no early-game e também tem serventia para cortar a Heal de outros ADCs ou Supports. Recomendado se você quer garantir abates por conta própria.


Não recomendado. O buff de velocidade pode ser garantido com seu E ou mesmo buildando Talismã da Ascensão. Exaust é uma opção mais valiosa, mesmo para aqueles ADCs sem muita mobilidade, como Kog.


Guide Top

Habilidades

TONS OF DAMAGE. TONS OF UTILITY. A efeito de sua passiva é baseada na última aura ativa. A aura azul amplifica o dano do Power Chord em 50% (TONS OF DAMAGE), a aura verde reduz o dano desferido pelo alvo em 20% (TONS OF UTILITY), e por último a aura rosa causa lentidão ao alvo (único CC sem ult). A passiva comba com Lich bane.

TONS OF POKE. Skill muito fácil de ser desferida, é o Poke da Sona na lane. Dano alto, atingindo dois alvos e priorizando campeões. Além disso dá uma Aura bacana que amplifica o poder do próximo atk básico.

TONS OF SUSTAIN. Skill de cura, curando dois alvos, Sona e outro aliado. Prioriza o aliado que tiver com a vida menor. Além disso, sua aura dá Shield a todos que entrarem na sua range.

TONS OF NOTHING. A skill mais inútil de seu kit. Apenas dando movespeed ou Slow se usada com Power Chord. Mesmo sendo considerada inútil, facilita muito em Chase ou na Fuga. Seu inferior gasto de mana muitas vezes é usado para stackar a passiva mais rapidamente.

TONS OF CC. Uma ultimate muita boa, botando todos para dançar na área. Cancela channeling-skills, stunando os alvos.

Como pokear:


Q + AA (com ou sem Power Chord). O dano é bem superior com sua passiva.
(1+ stack) E + Q + AA (com Power Chord). A movespeed facilita para alcançar o alvo, e para facilitar para não levar harass de volta. Gasto de mana elevado.

Combos:


Q + AA + E, mantenha a distância, W + Q + AA: Segredo a ficar se curando e esperando CD voltar do Q.
Ult + Q + AA: All-in, stuna e joga o combo. AP Build é capaz de matar os muito-papéis, como Vayne
Q + AA + E + W + Zhonya + Q + AA: Joga o combo, mantenha o máximo de distância se aproveitando do movespeed e entre na Zhonya caso o inimigo tenha gap closer e te foque. Isso tudo para que o Q tenha voltado do cooldown.


Guide Top

Itens

Cadinho Build


Item de Ouro, dá AP, mana regen, cdr e um ativo que dá slow, e comba bastante com os pokes da Sona.
Wards everywhere
Melhor bota para Suporte. Fácil locomoção, fácil roaming.
Melhor item para proteção de um ADC, além de dar mana regen necessário.
Melhor item de dano para Sona. Comba muito com Power Chord.
Item de AP com uma ativa interessante, já que Sona pode ser focada hard nas TFs, já que eliminar os healers é uma estratégia básica de guerra.

Build mais focada em dar Suporte ao ADC.


Full-AP Build


Wards everywhere
Melhor bota para Suporte. Fácil locomoção, fácil roaming
Melhor mana regen para Sona. Além de dar AP e resistência mágica
Melhor item de dano para Sona. Comba muito com Power Chord.
Item de AP com uma ativa interessante, já que Sona pode ser focada hard nas TFs, já que eliminar os healers é uma estratégia básica de guerra.
Item com uma passiva invejável, dando +30% AP a Sona. Tons of Damage.

Build mais comum em Low-Elo, já que o potencial de Carry que uma Sona Sup tem é imenso, além do que os ADCs no low-elo não são muito confiáveis. Pode ser adaptado para o mid também, já que em essência esses são os melhores itens AP para Sona.


Situacionais:


Item de snowball clássico. Sona pode stackar facilmente, mas precisa ter maestria para não se expor muito em perigo e perder os stacks. Sona é a melhor Suporte de Mejai que tem.
Item que revela alvos invisíveis e dá slow. Pode ser usado contra composições que tenham Vayne, Twitch e Akali. É substituto para botas, já que dá movement speed.
Item bem situcional, podendo ajudar para pushar lanes.
Item interessante, que é aproveitado 100% para Sona. Pode ser um substituto para botas, já que dá movement speed.


Botas?


Se você não gosta de dar muitos roamings, ou não vê necessidade em comprá-las, você pode optar em não fazê-la. Lich Bane já dá Movespeed, e posteriormente fazer Sombras Gêmeas ou Turíbulo Ardente, terá mais utility pro time, ao mesmo tempo que terá a movespeed que quem tem bota possui, além do buff do seu E para sobrepor esses valores. Preferência pelo Turíbulo Ardente.


Guide Top

Lane Phase

Early Game:
O Burst no level 1 com Q+Passiva é alto. Saia da base com 1 ou 2 stacks. Não revele qual foi sua primeira skill antes do primeiro poke, sua passiva diz ela. Ou seja, fique com 2 stacks no level 1, quando conseguir pokear o oponente, use Q+AA, que vai ativar a passiva.
Se você tiver num match-up favorável, aproveite-se e seja agressivo. O Poke constante da Sona é uma das melhores características desse campeão. O dano é alto o suficiente para fazer um ADC não conseguir ficar na lane por muito tempo sem sustain ou pots. É bom lembrar que você precisa do Cálice o mais rápido possível, com ele você terá a lane phase garantida. Compre duas ou três wards e feche o cálice com urgência, só depois invista em pedra da visão. Sona sem mana é inútil.
Caso você veja oportunidade de kill, use a Exaustão caso seja um confronto 2x2, e use o Power Chord com a aura azul, para burstar o mais forte possível, para evitar que o ADC inimigo tenha muitas chances de sair vivo. Caso você ache melhor, pode optar pela passiva da aura verde, que reduz o dano causado pelo campeão (por exemplo: contra Draven)
Caso o jungler for gankar, você starta com o Power Chord com a aura rosa, para dar Slow para o Jungler conseguir se aproximar. No mínimo os feitiços de invocadores terão que ser usados.

Mid Game:
É onde seu brilho cresce. Se pegar lv6 antes do seus oponentes, não hesite em startar, o dano da Ult da Sona é alto, e o CC é forte o suficiente para garantir abates. Mas lembre-se de de estar com a passiva e com as skills fora do cooldown! É bom entrar em contato para que o jungler fique perto, porque se esses abates ocorrerem, é uma brecha para ser feito o primeiro dragon do jogo.
É interessante começar a andar pelo mapa, wardando e tirando visão, e dando roaming no mid.
Você é um dos callers do time, e por ser suporte, você tem uma visão de jogo mais privilegiada.

Late-game:
Ande, cure, garanta assistências e vá subindo seu ouro. Controle os objetivos. Dependendo dos seus itens, você já é capaz de burstar muito a vida dos carries, então não hesite de gastar sua passiva neles. Sua especialidade é TF, então pode abusar bastante. Se possível, fique com o Blue, ficar com o W sendo apertado constantemente queima sua mana rápido. É interessante controlar o blue inimigo também, assim você e o Mid terão os blues para as TFs ou cerco a torres.

ADC Hyper Carry:
É seu aliado? Você consegue deixar a lane phase de qualquer hyper carry tranquila, podendo, inclusive, vencer a lane phase apenas com seus pokes e sustains. Sona é muito opressora e não precisa muito do ADC para mostrar quem é quem manda na lane phase.
É seu inimigo? Coitado dele. Sona pode oprimir Hyper Carry muito no Early e Mid Game. O dano da troca entre eles e Sona não é nada favorável, e ela pode fazer isso o tempo todo! Além disso, pode ficar curando o adc. E quanto mais oprimido for, mais lento chegará seu late-game e seu time agradecerá por isso. Só tome cuidado com all-in supports, mas que nem sempre vão dar conta de vencer a troca.


Guide Top

Team Fight

Você é o Suporte, então fique próximo ao seu Carry e proteja-o. Geralmente existem assassinos que vão tentar matá-lo. Você deve fazer o que for preciso para pará-lo. Exaustão, Ult, Power Chord do W, o que for necessário! Prioridade máxima em pará-lo. Muitas vezes, apenas a Exaustão deve prejudicar muito da investida dele, podendo dar um Q+Power Chord para burstá-lo em quanto o ADC termina de matá-lo. Caso ele tenha mais de uma forma de gap closer ou seja perigoso demais, é necessário pará-lo com Ult (como Zed e Katarina)

Não tem ninguém indo no seu adc? Então você pode focar no grupo como um todo. Sua ult é de grande valia por ser um stun em área, se bem utilizada, pode acabar com TFs antes delas começarem. Burste os carries com seu Q e passiva, enquanto dá os Buffs de todas as auras pros aliados.

Deixe uma zona bem wardada, antes que a TF exploda nela, porque lutar em área sem visão não pode. Não caia em bait dos inimigos. Sua Ult deve ser bem pensada antes de ser usada. Você deve priorizar usá-la para proteção do ADC, e por último como serventia para a TF. Não está vendo o assassin do time inimigo, mas ele está vivo, não use sua Ult, ele pode estar no mato esperando que você gaste suas spells para investir no carry. Seja mais astuto que ele.

Se estiver contra usuários que fiquem invisíveis, não esqueça de sempre andar com sua Detectora na bolsa, e taque no chão na hora que a TF começar.