Click to open network menu
Join or Log In
Mobafire logo

Join the leading League of Legends community. Create and share Champion Guides and Builds.

Create an MFN Account






Or

This build has been archived and is for historical display only

This build has been archived by the author. They are no longer supporting nor updating this build and it may have become outdated. As such, voting and commenting have been disabled and it no longer appears in regular search results.

We recommend you take a look at this author's other builds.


x
Not Updated For Current Season

This guide has not yet been updated for the current season. Please keep this in mind while reading. You can see the most recently updated guides on the browse guides page

x
Soraka Build Guide by Mr Bison

Support Guia Completo Sobre a Soraka (Suporte) [PT-BR]

Support Guia Completo Sobre a Soraka (Suporte) [PT-BR]

Updated on April 16, 2020
9.5
17
Votes
0
Vote Vote
League of Legends Build Guide Author Mr Bison Build Guide By Mr Bison 17 0 42,065 Views 1 Comments
17 0 42,065 Views 1 Comments League of Legends Build Guide Author Mr Bison Soraka Build Guide By Mr Bison Updated on April 16, 2020
x
Did this guide help you? If so please give them a vote or leave a comment. You can even win prizes by doing so!
Vote
Comment

You must be logged in to comment. Please login or register.

I liked this Guide
I didn't like this Guide
Commenting is required to vote!
Would you like to add a comment to your vote?

Your votes and comments encourage our guide authors to continue
creating helpful guides for the League of Legends community.

Runes: Poke

1 2 3
Sorcery
Summon Aery
Manaflow Band
Transcendence
Gathering Storm

Inspiration
Magical Footwear
Biscuit Delivery
Bonus:

+9 Adaptive (5.4 AD or 9 AP)
+9 Adaptive (5.4 AD or 9 AP)
+65 Base Health

Spells:

1 2 3 4
Mobilidade
LoL Summoner Spell: Flash

Flash

LoL Summoner Spell: Ghost

Ghost

Threats & Synergies

Threats Synergies
Extreme Major Even Minor Tiny
Show All
None Low Ok Strong Ideal
Extreme Threats
Ideal Synergies
Synergies
Ideal Strong Ok Low None

Champion Build Guide

Guia Completo Sobre a Soraka (Suporte) [PT-BR]

By Mr Bison
Saudações, meu nome é Mr Bison e eu jogo lol a cerca de 5/6 anos, eu jogo mais na bot lane, tanto de adc, quanto de suporte, meu adc favorito é o Jhin e meu suporte favorito, obviamente, é a Soraka. Nunca fui muito afim de fazer plays mirabolantes usando uma Akali ou avançar loucamente como um Yasuo, meus personagens favoritos são aqueles que tem seu potencial máximo alcançado com base no posicionamento, que tenham algum tipo de utilidade além de dar dano e alguma mecânica diferenciada. Esse guia foi feito mais com a intenção de ajudar alguns amigos meus que costumam a jogar na rota inferior, então esse guia irá servir como uma apresentação da Soraka e tentarei explicar de forma mais clara possível.
Uma era atrás, quando o tempo ainda era jovem, os habitantes do plano celestial observavam as pueris raças de Runeterra com crescente preocupação.

Tais criaturas desviavam-se selvagemente, imprevisivelmente e perigosamente dos grandes projetos pretendidos a elas por aqueles acima. As guias e os destinos que haviam sido tecidos no firmamento umbral frequentemente passavam despercebidos — ou, pior, eram erroneamente interpretados por suas simples mentes mortais, levando-os ao caos, à incerteza e ao sofrimento.

Não mais capaz de simplesmente assistir, uma entidade celestial escolheu por descer ao plano mortal, determinada a desembaraçar os nós da tapeçaria do mundo. Essa criança das estrelas tomou a forma de carne e sangue e, embora a poderosa magia correndo em suas veias queimasse esse corpo de dentro para fora, ela sabia que seu sofrimento pouco significava caso pudesse ajudar a curar tudo o que estava quebrado e incompleto.

Sendo assim, Soraka veio a ser, e iniciou sua jornada para acalentar os mortais que encontr***e.

Mesmo assim, ela rapidamente aprendeu a capacidade para a crueldade que as pessoas de Runeterra possuíam. Seja nos campos de batalha de conflitos inescapáveis, no baixo-ventre fértil das cidades em crescente vastidão, ou nas fronteiras do ermo indomado além delas, parecia não haver fim para o conflito, a traição e o sofrimento que Soraka testemunhava. Ela assistia, desamparada, conforme os mortais ignorantemente quebravam os fios do destino que eles podiam ter tecido juntos. Suas vidas eram curtas demais, pensou ela. Eles eram simplesmente incapazes de ver os padrões maiores, agora perdidos.

Contudo, ao que ela viveu entre eles, como um deles, tentando reparar o pouco dano que ela podia… Algo incrível e totalmente imprevisto aconteceu.

Da aspereza, dos nós e emaranhados, das quebras desordenadas nos grandes padrões, Soraka percebeu uma nova forma, não intencional, emergindo — de enlace e complexidade surpreendentes.

Impensados e selvagens, os mortais estavam forjando futuros novos e desconhecidos para si mesmos. Do plano celestial acima, tudo parecia ser puro caos, mas com sua nova perspectiva e abençoada pelas estrelas a resistir à erosão do tempo, Soraka agora percebia uma quase perfeita beleza. Assim como os mortais tinham a capacidade mais profunda para a crueldade, eles também possuíam um potencial infinito para a bondade e inspiração que desafiava qualquer coisa entre as estrelas.

Soraka percebeu que não cabia a ela reparar ou replicar o padrão celestial. Embora uma parte de si ansiava por consertar, confortando os destinos das estrelas, ela sabia em seu coração que destinos estáticos não continham o potencial desenfreado e dinâmico da mortalidade.

E assim seu trabalho preencheu-se de vigor renovado, motivado a desencadear as possibilidades ilimitadas de tudo que encontrou. Ela agora buscava inspirar e guiar, em vez de conduzir, para ver quais trilhas indomadas cada mortal descobriria por conta própria em seus breves e radiantes momentos.

Ao curso de milênios, lendas da Filha das Estrelas foram passadas pelas terras de Runeterra. Algumas tribos de Freljord ainda falam da viajante que veio de longe, uma curandeira de um único chifre na testa, que confortava a mordida gélida dos invernos mais brutais. Nas profundezas de Zaun, espalham-se rumores de uma médica de pele lilás que consegue purificar pulmões desgastados do ar pútrido do Cinza químico. Na atribulada Ionia, os mais antigos mitos dos Vasthayshai'rei contam de uma vidente que comungava com as próprias estrelas e evocava a luz delas tanto para curar os feridos quanto para abrasar aqueles que continuavam a fazer mal às Primeiras Terras.

Atualmente, Soraka chama de lar os ***es da fronteira ocidental de Targon. Ela cuida de uma tribo isolada de vastayas, ensinando-os como curar e cuidando silenciosamente de suas próprias necessidades — embora só ela saiba o que a traz tão perto da grande montanha ou quanto tempo por lá vai ficar.

Muitas vezes, ela assistiu civilizações inteiras dançarem à beira da destruição e aprendeu que não pode salvar aqueles que não desejam salvação; nem forçá-los a ver o que não verão.

Mesmo assim, Soraka está determinada a nunca parar de tentar.
Salvation: Soraka ganha 70% de velocidade de movimento em direção a aliados com vida abaixo de 40% (Aliados precisam estar dentre 2500 unidades de distância de Soraka).

Starcall: Soraka invoca uma estrela em um local-alvo. Inimigos que estiverem no raio da explosão sofrem dano mágico e tem a velocidade reduzida por alguns segundos.
Se Starcall atingir um campeão. Soraka recebe um efeito chamado Rejuvenation, o qual restaura vida ao longo da duração e concede velocidade de movimento que decai ao longo do tempo.

Astral Infusion: Soraka sacrifica 10% de sua vida máxima para restaurar a vida de um campeão aliado. Se conjurado enquanto sob efeito de Rejuvenation, Soraka também concederá Rejuvenation ao alvo , curando-o ao longo do tempo e concedendo velocidade de movimento a ele (O W também custa menos vida enquanto estiver sobre o efeito de Rejuvenation, quanto mais você maximiza-lo, menos vida ele custará . (ATENÇÃO: Essa habilidade não pode ser conjurada enquanto Soraka estiver abaixo de de 5% de sua vida máxima)

Equinox: Cria uma área no local alvo por 1.5 segundos. Causando dano mágico ao inimigos dentro do raio da conjuração. Campeões inimigos que permanecerem dentro da área são silenciados até sairem. Quando a área desaparece, todos os campeões inimigos que permanecerem nela recebem dano mágico e são enraizados por 1 segundo.

Wish: Soraka restaura uma certa quantidade de vida de todos os aliados (Independente da distância). A quantidade de cura de Wish é aumentada em 50% para cada aliado com menos de 40% de vida.
PROS

+ Cura os aliados e se cura
+ Power Spike de 2 itens ( Athene's Unholy Grail e Redemption)
+ Mobilidade quando acerta o Starcall
+ Versátil, pode ser jogada agressivamente, ou passivamente
+ Seu E cancela muitas coisas (ult do Xerath, Katarina e invocação do arauto).
+ Ultimate global, que pode ser usada para virar o rumo de uma luta e pegar algumas assistências
+ Passiva que ajuda a salvar aliados em estado crítico (Ou até mesmo ajudar você a fugir)
+ Além da sua cura com Astral Infusion você pode conceder mais cura ainda quando acerta Starcall em alguém e logo em seguira usar Astral Infusion
CONS
-Cura fraca e com tempo de recarga longo no inicio do jogo
-Você tem que sacrificar parte da sua vida usando Astral Infusion para curar outra pessoa
-Se você upar o Q, sua cura fica ruim, se upar o W, seu Q não dá tanto dano assim
-Certos suportes de engage podem dar muito trabalho para ela ( Leona por exemplo)
-È morta facilmente por alguns assassinos ( Kayn e Rengar são um exemplo)
-Itens de feridas dolorosas ( Thornmail e Morellonomicon reduzem sua eficiência
-Requer posicionamento e movimentação boa
-Não dá muito dano em objetivos
- Starcall demora a chegar no alvo quando você o conjura na distância máxima

Entendendo a composição inimiga


A primeira coias a se fazer já começa na seleção de campeões é necessário ver qual é a composição da rota inferior inimiga, e então, adotar seu estilo de jogo, runas e feitiços com base no que estiver enfrentando, eis aqui alguns exemplos:
Thresh: Aqui temos um personagem bom no engage e com uma habilidade de puxão. È possível trocar dano contra um, porém o ataque básico dele causa quantias de dano consideráveis quando ele está maximizando o seu E ( Flay) então é recomendado trocar dano usando seu Q ( Starcall) pois ele possui o alcance mais alto do que o do ataque básico do Thresh e não se esqueça de se manter atrás dos minions e nunca chegar perto demais dele, para não tomar o E( Flay)

Nami: È um suporte que vai tentar te ferir com habilidades e ataques básicos sempre que possível, então a trocação de dano vai ser justa, tudo depende da sua habilidade nesse caso, já que ambas, Nami e Soraka possuem habilidades de dano e cura

Yuumi: È um suporte que vai jogar safe, e eventualmente, sair do adc para tentar dar um ataque básico em você ou no seu adc, o mais aconselhável a se fazer nessa situação seria levar incendiar, maximizar o Q, e agressivar o máximo possível, sempre se mantendo atrás ou entre as tropas para evitar seu Q( Prowling Projectile), existem muitos jogadores de Yuumi que saem dos seus adc's para usar sua ultimate, e esse é um momento perfeito para canela-la usando seu E( Equinox).

(Obs:O mesmo pensamento acima também vale para os adc's inimigos)

Visão e Noção


Como suporte, é essencial saber posicionar sentinelas e evitar ganks, como seu adc é quem vai farmar a rota, você pode usar seu tempo livre posicionando e retirando sentinelas, e principalmente, observando em que lado da selva o jungler inimigo está, pois se ele gankou mid e desceu para o lado inferior, é melhor tomar cuidado, mesmo com as entradas do rio vigiadas

Em relação a sua ultimate


Sempre é bom você usa-la para virar o rumo de uma luta em outra rota, e ganhar assistências, mas se você está passando muitas dificuldades na sua rota, é melhor guarda-la para um possível confronto.

Posicionamento nas Team Fights


O segredo é acertar seu Q( Starcall) e sempre se manter em movimento, e manter seus aliados vivos o máximo de tempo possível, se você estiver sendo perseguido na team fight por alguém, use seu Q e mantenha distância, mas ainda sim tente curar seu time, pois eles dependem de você. Caso seu time possua apenas um tank, tente priorizar a cura nele, e lembre-se sua ultimate ( Wish) fica 50% mais forte para cada aliado com menos de 40% de vida.

Estou sendo focado, o que fazer?


Caso a situação esteja difícil e o time inimigo realmente não está afim de te ver nas lutas, a única solução é fazer um item defensivo, como Zhonya's Hourglass. Comunicar com seu time sobre isso também pode faze-los tentar te dar cobertura nas lutas, mas, caso eles estejam te focando, e seu adc/mid/jungler, estiver livre para dar dano e vencer a luta, te focar se torna um problema para o time deles, e não o seu.

O que difere a Soraka dos demais suportes?


Eu, pessoalmente, considero a Sorakaum suporte "carregador", enquanto a maioria dos suportes que possuem uma habilidade de cura no jogo são limitados por tempo de recarga, mesmo no late game (Como Nami, Janna e Yuumi) a Soraka possui 3 habilidades de cura e proporciona uma cura constante, fazendo com que você consiga manter seus aliados na luta, Astral Infusion tem um tempo de recarga de 1.5 segundos quando está maximizado e com 40% de redução de tempo de recarga, fazendo com que você cure super rápido, recupere vida com o Q Starcall e a ult Wish e se mantenha com vida o suficiente para ajudar seu time e a si mesmo, percebeu como as habilidades da Soraka possuem uma sincronia perfeita entre si? e a melhor parte de se jogar de Soraka é ver seus aliados te agradecendo, e seu inimigos te xingando do outro lado do mapa por uma ultimate bem usada.
"Enquanto eu viver, ninguém há de sofrer"- Soraka
Download the Porofessor App for Windows
League of Legends Build Guide Author Mr Bison
Mr Bison Soraka Guide
Vote Vote
Guia Completo Sobre a Soraka (Suporte) [PT-BR]

League of Legends Champions:

Teamfight Tactics Guide