Click to open network menu
Join or Log In
Mobafire logo

Join the leading League of Legends community. Create and share Champion Guides and Builds.

Create an MFN Account






Or

Vi Build Guide by leoviniciux

Jungle GUIA: Vi

Jungle GUIA: Vi

Updated on March 18, 2022
7.5
8
Votes
2
Vote Vote
League of Legends Build Guide Author leoviniciux Build Guide By leoviniciux 8 2 14,595 Views 0 Comments
8 2 14,595 Views 0 Comments League of Legends Build Guide Author leoviniciux Vi Build Guide By leoviniciux Updated on March 18, 2022
x
Did this guide help you? If so please give them a vote or leave a comment. You can even win prizes by doing so!
Vote
Comment

You must be logged in to comment. Please login or register.

I liked this Guide
I didn't like this Guide
Commenting is required to vote!
Would you like to add a comment to your vote?

Your votes and comments encourage our guide authors to continue
creating helpful guides for the League of Legends community.

Runes: Padrão

1 2 3 4 5 6
Precision
Lethal Tempo
Triumph
Legend: Alacrity
Coup de Grace

Domination
Sudden Impact
Relentless Hunter
Bonus:

+10% Attack Speed
+9 Adaptive (5.4 AD or 9 AP)
+6 Armor

Spells:

1 2 3
Padrão
LoL Summoner Spell: Flash

Flash

LoL Summoner Spell: Smite

Smite

Threats & Synergies

Threats Synergies
Extreme Major Even Minor Tiny
Show All
None Low Ok Strong Ideal
Extreme Threats
Ideal Synergies
Synergies
Ideal Strong Ok Low None

Champion Build Guide

GUIA: Vi

By leoviniciux
VI
Vi é uma campeã bruiser que possui um kit de dano, acesso ao alvo e razoável sustain. O objetivo da Vi é iniciar lutas e/ou eliminar um inimigo de pouca resistência enquanto tanka o dano do time inimigo. Ela é ideal em times que possuam um alto dano.
Vi é uma campeã de mid game, ou seja, precisa ganhar vantagem no early game para buildar o item mítico e Sterak o mais rápido possível. Têm ganks efetivos graças a seu kit de habilidades, mas que pode ser facilmente counterado.
A gameplay da Vi se resume a ultar o inimigo que possui bastante dano, mas que pode ser facilmente eliminado, como Veigar, Miss Fortune e Orianna. Assim, o time inimigo se desestabilizará e provavelmente irá usar várias habilidades em você, o que dá oportunidade de o seu time ganhar a luta facilmente. Por isso há a necessidade de um time aliado com bastante dano.
MECÂNICAS
Cancelamento de animação de ataque básico : AA + Q ; AA + E.

O cancelamento de animação de ataque é fundamental devido à runa Chuva de Lâminas, que concede velocidade de ataque por 3 ataques, mas com o cancelamento de animação a velocidade de ataque é estendida por mais 1 ataque.

Mecânicas com flash : Q + F

O Q + F é razoavelmente difícil de ser executado, pois exige um tempo de execução correto.
Em longas distâncias, ou seja, quando precisar carregar o Q ao máximo, o flash deve ser ativado quando a Vi estiver chegando perto do alcance máximo do Q.
Quando o inimigo estiver próximo e com o Q carregado ao máximo, o flash pode ser ativado em qualquer momento.
Vale ressaltar que Q+F é mais lento do que F+Q, logo em certas ocasiões é melhor usar F+Q para surpreender o inimigo. Entretanto, se você estiver em uma situação que precise desviar de uma habilidade e depois acertar um inimigo, o Q+F é bem efetivo.

Insec : a Vi consegue realizar um pequeno insec com o Q+F, basta usar o Q para passar do inimigo e usar o flash para empurrar ele para trás.
COMBOS
A Vi não possui muitos combos e também não são complexos, sendo a maioria baseado na sequência Q+AA+E+AA, muito boa para conseguir mais acúmulos da runa Ritmo Fatal em um período de tempo menor, acionar o efeito da Eclipse, entre outras coisas.
Todos os melhores combos da Vi são baseados no efeito de cancelamento de animação do ataque básico (AA) para que a Vi possa dar ataques mais rápidos e consequentemente dar mais dano, como nas sequências AA+E+AA ou AA+Q+AA e outras derivações como AA+E+AA+Q+AA e etc.

Combo Quebrapassos : Q+AA+E+AA+QB+AA+E+AA. É um ótimo combo principalmente para ganhar acúmulos do Ritmo Fatal e reduzir o tempo de recarga da passiva. Ao final desse combo, chegará a 72% de ganho de velocidade de ataque com a Ritmo Fatal somado ao ganho de velocidade de ataque do W, além de também reduzir o tempo de recarga da habilidade passiva para 4 segundos. Vale ressaltar que o ativo do Quebrapassos não ganha acúmulo do Ritmo Fatal, mas seu dano é equivalente ao dano de um ataque básico, logo o dano por segundo é maior.
OBS: "QB" é o efeito ativo do Quebrapassos.
variação do Combo Quebrapassos : AA+Q+AA+E+AA+QB+AA+E+AA.

atenção : O fator mais difícil dos combos da Vi é não perder o tempo dos ataques e acabar executando duas habilidades em sequência ao invés de dar um ataque básico como no caso da sequência Q+E, onde o correto seria dar um ataque básico entre as habilidade (Q+AA+E) para dar mais dano no inimigo. Perder o tempo das habilidades também pode significar perder o potencial da runa Chuva de Lâminas, já que estende a duração de seu efeito com o cancelamento de animação do ataque básico.
RUNAS
Ritmo Fatal : é a runa perfeita para a Vi para a maioria das partidas. Vi tem grande facilidade em atingir o máximo de acúmulos da runa, e aliada à passiva da habilidade W da Vi junto da runa Lenda: Espontaneidade, ela consegue atingir uma alta quantidade de velocidade de ataque mesmo sem nenhum item que concede velocidade de ataque, logo o dano por segundo se torna bem alto.

Chuva de Lâminas : é uma boa runa para a Vi uma vez que concede altíssima quantidade de velocidade de ataque. Entretanto, esse efeito dura muito pouco e acaba sendo menos eficaz contra inimigos resistentes, mas a runa é bastante efetiva contra inimigos frágeis (que possuem pouca vida e resistência).

Eletrocutar : runa alternativa, mas efetiva principalmente quando o intuito é focar em ganks já que o dano dessa runa é bem considerável e só precisa de 3 ataques para acionar a runa, o que é bem fácil para a Vi.

Conquistador : runa alternativa cuja finalidade é destinada a uma combinação mais bruiser (lutador). Como a Vi ganha velocidade de ataque e tem mecânicas de cancelamento de animação de ataque básico, ela consegue atingir o máximo de acúmulos do Conquistador com facilidade, principalmente se buildar Quebrapassos pois o ativo do item concede 2 acúmulos da runa, logo em apenas um combo de Q+AA+E+AA+QB+AA (6 ataques) já se chega ao máximo de acúmulos (12) de Conquistador. A runa tem boa sinergia com Semblante Espiritual, já que o item aumenta a cura recebida.

Pós-choque : runa voltada a itemização tank. Tem ótima sinergia com a Vi já que a campeã tem grande facilidade em imobilizar campeões inimigos, conseguindo assim ganhar os efeitos de resistência adicional e dano da runa (que aumenta com base na vida adicional, o que é muito bom para a Vi).

Predador : runa alternativa para focar em ganks. Como a Vi consegue aplicar bastante pressão de ganks no early game, Predador pode ser uma runa interessante quando o objetivo é snowball ou simplesmente para focar em um campeão inimigo específico.
CHUVA DE LÂMINAS X RITMO FATAL
Na maioria das partidas a runa utilizada para a Vi é a Chuva de Lâminas, mas isso não quer dizer que seja a melhor runa para a campeã. A Vi é uma campeã bem versátil, então não dá pra falar em "melhor runa", mas sim a runa mais adequada para cada partida. Entretanto, existem runas que se encaixam bem na maioria das partidas como a Chuva de Lâminas e também a Ritmo Fatal.
A comparação entre essas duas runas passa pelo fator "estilo de jogo", o que é completamente pessoal de cada jogador, mas também por fatores mais práticos e de "função" de cada runa.

Começando pela Chuva de Lâminas, vale lembrar que a função dela é de dar o maior dano possível no menor intervalo de tempo. Essa função é efetiva quando se enfrenta equipes que possuem campeões com baixa resistência, pois assim o impacto na partida (abates e assistências) tende a ser maior.
Entretanto, na prática, essa vantagem que a Chuva de Lâminas oferece não faz grande diferença. Na maioria das situações de luta com a Vi, se utiliza o combo Q+AA+E+AA (que já é por si só bem rápido) para iniciar o combate, sendo assim não existe necessidade real de utilizar a Chuva de Lâminas, até porque a runa só funciona por alguns ataques, diferente da Ritmo Fatal, que se mantém enquanto a Vi continuar batendo.

Diferente da Chuva de Lâminas, a função da Ritmo Fatal é de manter aumenter e mantes a taxa de dano por segundo já que o efeito da runa se mantém enquanto a Vi estiver batendo, o que é um grande diferencial entre as runas. Mesmo contra times de baixa resistência e grande mobilidade, situação em que a Chuva de Lâminas é mais adequanda, a Ritmo Fatal não é fraca pois ela também concede alcance de ataque, além de o kit de habilidades da Vi facilitar o acesso ao alvo, logo a única perda real é o dano explosivo dos primeiro segundos em combate, mas que é relativamente compensado por outros benefícios da Ritmo Fatal.
Além da "compensação" que a Ritmo Fatal traz em relação à Chuva de Lâminas, o ganho de velocidade de ataque (quantidade considerável e que se torna diferencial para qualquer luta) faz com que a runa seja eficaz para quase todas as partidas já que muito raramente se encontra times com a composição toda de baixa resistência, que é a situação em que a Chuva de Lâminas se sai melhor.

Logo, comparando as vantagens e resultados práticos de cada runa, a Ritmo Fatal apresenta maior eficiência média, ou seja, se encaixa melhor para a maioria das partidas, podendo assim ser considerada a runa padrão para a Vi. Entretanto, avaliar cada partida isoladamente é sempre melhor para escolher entre a runa mais eficaz para determinada partida, além, é claro, de considerar seu estilo de jogo também.
ITEMIZAÇÃO
Ruptor Divino : é um bom item contra times que buildam bastante resistência (vida, armadura e resistência mágica) já que sua passiva garante dano e cura baseado na vida máxima do alvo, além de seu passivo mítico conceder penetração de armadura e penetração mágica. Entretanto, os atributos e as passivas do item o tornam bastante efetivo para a maioria das partidas.

Quebrapassos : opção interessante devido a seu alto dano, sua mobilidade e seu ativo, que dá dano e lentidão a inimigos. É bem efetivo contra times com bastante mobilidade, tanto por causa de seu ativo quanto por causa de suas passivas, que concedem velocidade de movimento, além de conceder bons atributos.

Força da Trindade : item bom quando se prioriza dano e velocidade de ataque ao invés da resistência, além de possuir ótima sinergia com Ritmo Fatal devido a velocidade de ataque e alcance adicionais, se tornando um ótimo mix contra inimigos com alta mobilidade ou para lutas em grupo.

Égide de Fogo Solar : um ótimo item voltado para a durabilidade. Seus atributos garantem uma característica tank à Vi, mas sem perder muito dano já que o Imolar concede dano mágico por segundo. Outro benefício do item é o passivo mítico que concede tenacidade, fator muito positivo para a Vi, e vida, que combina com o escudo da habilidade passiva da Vi e com o dano causado pela habilidade W, aumentando a quantidade de ambos.

Quimiotanque Turbo : o item concede atributos razoáveis, que não deixam a Vi tão tank, mas que por causa dos efeitos ativo e passivo acaba sendo interessante se optar por uma gameplay de mais ganks e presença de mapa. O efeito ativo é muito efetivo para conseguir gankar com mais facilidade já que concede uma considerável quantidade de velocidade de movimento e também lentidão aos inimigos, embora o tempo de recarga seja alto. Já o efeito passivo é um dano mágico que é ativado com o máximo de acúmulos, que são atingidos ao se mover ou sofrer dano, o que é muito conveniente para a Vi. Esse dano mágico aumenta com base na vida máxima e na velocidade de movimento, o que é perfeito para a Vi pois tanto a itemização quanto a árvore de runas beneficiam ela nesse quesito.

Eclipse : bom item quando o time inimigo possui pouca vida e pouca resistência. Concede alta quantidade de dano de ataque aliado a letalidade. Além disso, fornece velodidade de movimento e escudo (que escala com dano de ataque adicional). Se encaixa perfeitamente com Chuva de Lâminas principalmente devido a condição de seu efeito passivo (do item) que faz necessário acertar 2 ataques em um curto período de tempo.

Dança da Morte : ideal para partidas em que se prioriza o dano, mas sem perder resistência. Apesar de ser um item de armadura, sua passiva concede redução de dano físico e mágico, além de cura baseado no dano de ataque adicional após eliminar um campeão. É um item muito bom para a Vi, podendo ser utilizado na maioria das partidas.

Fimbulwinter : concede atributos consideráveis como vida e aceleração de habilidade, e mais o adicional de mana. O destaque do item, e que combina muito bem com a Vi e com a runa Golpe de Escudo, é o escudo que o efeito passivo de Fimbulwinter concede, ativado quando o inimigo é imobilizado pela Vi e que possui um tempo de recarga razoavelmente baixo (8 segundos). Outro benefício do item é a vida adicional, que combina com as habilidades W e passiva da Vi.

Cutelo Negro : item ótimo que concede bastante dano, aceleração de habilidade e velocidade de movimento, além de sua passiva ser bastante eficaz contra inimigos que buildam armadura. Possui sinergia com Quimiotanque Turbo já que Cutelo Negro concede velocidade de movimento.
ITENS SITUACIONAIS CONTRA DANO AP
Máscara Abissal : concede muita vida e resistência mágica, e também se encaixa bem com a Vi devido a passiva desse item, que faz com que o inimigo sofra 15% a mais de dano depois de ter sido imobilizado.

Semblante Espiritual : o item encaixa perfeitamente com a itemização da Vi, já que além de conceder vida (e regeneração de vida base), defesa e aceleração de habilidade, também aumenta a eficácia de todas as curas e escudos em 25% devido a passiva desse item, o que garante alta sinergia também com o item Placa Gargolítica.

Limite da Razão : item ideal em partidas onde se prioriza o dano, pois concede dano e velocidade de ataque junto com velocidade de movimento, mas também garante resistência mágica.

Força da Natureza : ideal em partidas onde se prioriza a resistência, mas também garante velocidade de movimento para alcançar inimigos que possuem muito controle de grupo.

Alvorada de Pratânia : ideal contra times com muito controle de grupo devido a seu ativo, que remove efeitos de controle de grupo (exceto arremesso ao ar) e concede tenacidade e resistência a lentidão por um período.

Mandíbula de Malmortius : alternativa ao Sinal de Sterak. Se o time inimigo tiver muito dano AP, Malmortius ***pre bem a função de proteger contra dano explosivo e mágico, além de possuir status bem interessantes como o alto dano e aceleração de habilidade.
ITENS SITUACIONAIS CONTRA DANO AD
Presságio de Randuin : concede vida e muita armadura, além de aceleração de habilidade. Sua passiva reduz o dano de ataques sofrido com base na vida máxima e seu ativo causa lentidão e redução de dano de ataque em inimigos próximos. Item ótimo contra inimigos com muito dano por segundo.

Couraça do Defunto : garante defesa, mas o diferencial do item é fornecer velocidade de movimento por acúmulos e, no máximo de acúmulos, o dano de ataque é fortalecido, dano esse que escala com dano de ataque base. Bom para abusar dos ganks e flancos.

Armadura de Espinhos : concede muita vida e armadura. A passiva desse item desfere feridas dolorosas (corta-cura) dano mágico que escala com armadura em inimigos que causarem dano a você. Também aplica feridas dolorosas em inimigos que forem imobilizados por você. Ideal contra inimigos que se curam muito.
ITENS SITUACIONAIS DE LETALIDADE
Coletora : é um bom item quando o objetivo é dano principalmente devido a seu efeito passivo, que pode garantir mais abates em situações mais difíceis.

Presa da Serpente : é eficaz quando o inimigo possui ou ganha escudo.

Limiar da Noite : é eficaz quando o inimigo possui habilidades de controle de grupo.

Rancor de Serylda : possui alto dano, além de aceleração de habilidade e efeito passivo, que concede lentidão ao inimigo afetado.

Lembranças do Lorde Dominik : item eficaz contra tanks.
OUTROS SITUACIONAIS
Placa Gargolítica : concede muita armadura e resistência mágica além de aceleração de habilidade. Sua passiva garante mais armadura e resistência mágica e seu ativo fornece um escudo que escala com base na vida adicional. Pode ser utilizado na maioria das partidas, pois garante defesa tanto para dano físico quanto para dano mágico. Também possui boa sinergia com Semblante Espiritual, que aumenta o escudo da Placa Gargolítica.

Anjo Guardião : item opcional. Pode ser uma boa opção nos momentos finais da partida, principalmente em lutas decisivas.

Sinal de Sterak : É um bom item contra times que possuam dano explosivo já que concede um alto escudo, sendo assim um item defensivo, mas que possui boa sinergia com Força da Trindade devido a ambos os itens interagirem com dano base.
COUNTERS E SINERGIAS
A principal sinergia da Vi é o time, pois ela é razoavelmente dependente do time devido à proposta de jogo e limitações da campeã, mas campeões com alto dano e efeitos de grupo são ótimas sinergias com a Vi.
Já os counters são principalmente duelistas como Warwick, Master Yi, Olaf e etc, mas campeões como Lillia, Ekko e Taliyah podem dar bastante trabalho também.
CLEAR DE JUNGLE
O clear de jungle da Vi é razoavelmente lento no início de jogo e, como ela é fraca no início, campeões como Xin Zhao, Nidalee e Master Yi podem invadi-la e mata-la facilmente, por isso é bom manter a jungle wardada e tomar certas precauções como não disputar arongueijos.

DICA: acertar o Q cancela o ataque dos monstros da jungle e os deixa em estado atordoado por certo tempo, mas precisa acertar o Q no começo da animação do ataque deles.
ESTILO DE JOGO
Embora as builds e runas possuam um determinado foco, não são exatamente uma regra, dependendo mais do estilo de jogo do jogador. A build de Quebrapassos é um bom exemplo para isso, pois depende mais do estilo de jogo do que do foco da build em questão, principalmente devido à possibilidade de realizar o Combo Quebrapassos, que acaba sendo um diferencial.
Muitos jogadores de Vi utilizam Eletrocutar na maioria das partidas, outros gostam mais da Chuva de Lâminas e assim por diante. O importante mesmo é como eles utilizam as runas, não se prendendo ao padrão Chuva de Lâminas + Ruptor Divino que todo mundo usa. Um bom exemplo desses jogadores "fora da curva" é o Zativert Vi, mono Vi challenger do servidor norte americano que joga a maioria das partidas de eletrocutar e mesmo assim consegue manter um bom desempenho. Isso não quer dizer que todo mundo deve jogar de eletrocutar, mas que conhecer as possibilidades e ver qual esquema se encaixa melhor com seu estilo de jogo pode ser melhor do que se prender a um padrão.
Com as runas e builds apresentadas nesse guia, teste e veja qual se encaixa melhor com sua gameplay e com cada partida.
DICAS
1)Na primeira volta à base, compre Fulgor e se possível uma gema ardente também.
2)Não tenha medo de gastar seu flash para gankar um inimigo se tiver certeza de kill ou se ajudar bastante o seu laner aliado, principalmente no early game (mas também não saia gastando seu flash toda hora, pode ser bom guardar em certas ocasiões como na hora de roubar um drag).
3)Em certas lutas de vida ou morte, pode ser melhor ficar na luta do que fugir, pois o escudo da Vi (a habilidade passiva dela) é um fator surpresa e pode mudar o rumo da luta, garantindo, quem sabe, um pentakill e GG WP izi JG diff.
4)O ativo do item Chicote Ferrifarpo, que compõe os itens Quebrapassos e Hemodrenário, fornece acúmulos da runa Conquistador. Entretanto, esse ativo não conta como um ataque básico ou habilidade, logo não fornece acúmulos de Ritmo Fatal e não contribui para ativar a habilidade W e consequentemente não ajuda a diminuir o tempo de recarga da habilidade passiva.
MUDANÇAS DE ATUALIZAÇÕES
Com as mudanças nos itens de lutadores, a itemização da Vi tende a mudar.
No caso dos itens míticos, é pouco provável que Ruptor Divino perca espaço mesmo com o nerf na quantidade de vida, mas talvez Força da Trindade volte com mais força já que agora o item concede mais vida (a mesma quantidade de Ruptor Divino e Quebrapassos).
A maior mudança mesmo está nos itens Sinal de Sterak, Dança da Morte e Mandíbula de Malmortius.

Sterak perdeu dano e cura e recebeu uma alteração no escudo, que escala com base na vida adicional. Essas alterações significam um nerf para a Vi já que o escudo não compensa as perdas de dano e da cura. Entretanto, a combinação Força da Trindade + Sinal de Sterak pode se tornar interessante já que Trindade aumenta o dano base, consequentemente o ganho de dano do novo Sterak aumenta. Esse maior ganho de dano é comprovado já que, no nível 18 e com Trindade acúmulada ao máximo, a Vi ganhará aproximadamente 55 de dano de ataque adicional (5 de dano a mais do que o antigo Sterak), então em partidas mais duradouras essa itemização pode ser bem eficaz.

Dança da Morte recebeu buffs bem significativos. A principal mudança foi a redução de dano do item, que agora funciona com dano mágico também, o que torna um item muito intuitivo para a Vi já que além de reduzir o dano, o item agora concede cura baseado no dano adicional.

A Mandíbula de Malmortius também recebeu diversas modificações. Além do buff de status, o escudo agora escala com dano adicional e também concede vampirismo enquanto o escudo estiver ativo, ou seja, é um item muito mais efetivo do que antes.

Em outras palavras, essas (e outras) mudanças indicam para uma itemização de mais dano e menos durabilidade (vida + resistências) para a Vi.
Download the Porofessor App for Windows

League of Legends Champions:

Teamfight Tactics Guide