Mobafire Network

Ezreal Build Guide by Die Mofo II

Not Updated For Current Season

This guide has not yet been updated for the current season. Please keep this in mind while reading. You can see the most recently updated guides on the browse guides page.


38K
Views
57
Comments
33
Votes
Like Build on Facebook Tweet This Build Share This Build on Reddit
League of Legends Build Guide Author Die Mofo II

Ezreal - Pulsefiring your Head! [PT-BR]

Die Mofo II Last updated on October 10, 2013

Ability Sequence

1
3
5
7
9
Ability Key Q
4
14
15
17
18
Ability Key W
2
8
10
12
13
Ability Key E
6
11
16
Ability Key R





Not Updated For Current Season

The masteries shown here are not yet updated for the current season, the guide author needs to set up the new masteries. As such, they will be different than the masteries you see in-game.



Masteries

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1/
Executioner
 
 

Offense: 21

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Honor Guard
 
 

Defense: 9

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pickpocket
Intelligence
 
 
 
 
 
 
 
Nimble
 
 

Utility: 0


1. Intro / Prós e Contras
Pequena introdução sobre mim e o guia que irás ler.
Quais os pontos fortes e fracos do Ezreal?


2. Runas / Talentos
Quais as runas que devo usar para o Ezreal? Porquê estas?
Quais os melhores Talentos para o Ezreal? Porquê estes?


3. Sequência de Habilidades
Quais as habilidades que devo melhorar primeiro?


4. Itens / Feitiços
Quais os melhores Itens? Quais posso usar?
Quais são os Feitiços que devo usar para o Ezreal?


5. Inimigos / Suportes
Qual a dificuldade de cada inimigo? Como posso derrotá-lo?
Quais os melhores Suportes para me acompanhar?


6. Lore / Pontuações
A Lore do Ezreal, para quem estiver interessado em ler.
Algumas das minhas melhores pontuações com esta Build.


7. Glossário / M&A / Créditos
Não percebeu alguns termos? Visite o meu Glossário.
Mudanças e Atualizações feitas no meu Guia.
Um muito obrigado a todos os que me ajudaram no guia.




Olá, sou Die Mofo II e jogo League of Legends à cerca de 2 anos, estou situado na Liga Bronze II (sim eu sou um nabo em ranked, nunca foi adepto do Draft Pick) pois não sou muito adepto de jogos ranqueados. Este é o meu segundo guia no MOBAFIRE e qualquer crítica será bem aceite nos comentários, se gostarem da build favoreçam-na nos votos, caso não gostem digam quais os meus erros para que eu possa corrigi-los.

CHAMPION SPOTLIGHT


GAMEPLAY





Prós

+Forte durante todo o jogo
+Ultimate global
+Excelente poker/harrasser
+Pode ser AP e/ou AD
+Muito forte com boa build
+(De)buff de Attack Speed
O Ezreal é um campeão versátil, muito irritante e muito forte. Ele pode ser jogado como um campeão ADC ou AP Caster e é muito forte das duas maneiras. É fácil de farmar com ele, pode criar muita pressão na lane devido ao seus pokes com o Mystic Shot e consegue escapar ou desviar-se facilmente com o Arcane Shift. Ele possui muita presença no Mid e Late-game mas não deixa de ser forte no Early-game. Além disso ele é muito divertido de controlar, principalmente quando usa o Trueshot Barrage e consegue matar um inimigo do outro lado do mapa :D

Contras

-Não tem Crowd Control
-Fácil de focá-lo e matá-lo
-Depende muito do tanque
-Depende dos Skillshots
-Pouco HP no Early-Game
-O Taric gosta dele :/
O Ezreal tem algumas desvantagens, tal como todos os campeões da Liga. Entre elas está o problema com a Mana, apesar da sua habilidade de poke ( Mystic Shot) gastar relativamente pouca Mana, ela tem um tempo de recarga muito baixo, que se prejudica com a sua passiva... Outros problemas são a escolha de um bom suporte, a comunicação com ele e a grande fraqueza que ele tem nos primeiros níveis (uma das menores bases de HP a nível 1 do jogo).




Runes

Greater Mark of Attack Damage
9

Greater Seal of Armor
9

Greater Glyph of Magic Resist
9

Greater Quintessence of Life Steal
3



Eu uso as Marks de Ataque devido a não possuir nenhuma Greater Quintessence of Attack Damage, no entanto estas runas podem ser substituídas por: 9x Greater Mark of Armor Penetration.



As Seals de Armadura ajudam muito no início do jogo, pois bloquearão dano do inimigo e dos minions caso você decida tankar uma minion wave sozinho. Não aconselho a mudar esta secção das Runas por nenhuma outra Seal, mas cabe a si decidir...



As Glyphs de Resistência Mágica, tal como as Seals, são muito importantes no início do jogo porque bloquearão a maioria do dano que o Suporte inimigo possui ou uma habilidade AP do ADC (ex: Ezreal Essence Flux).



Estas Quintessences de Roubo de Vida apesar de caras são as minha favoritas quando jogo como ADC ou Jungler pois irão providenciar algum sustain, que será relevante no Early-Game... Outras opções viáveis são: Greater Quintessence of Attack Damage ; Greater Quintessence of Attack Speed ou Greater Quintessence of Critical Chance.




Masteries
4/4
4/1
3/1
1/1
2/1
2/3
1/3
3/1
1/3
4/2
3/1
1/3
1/3

A minha árvore de talentos segue a regra 21-9-0 e ela oferece Muito Dano e alguma Defesa, muito úteis no início da partida. Mas caso acham mais conveniente, podem optar por uma árvore 21-0-9 focando na Utilidade: Velocidade de Movimento e Mana.


space
Árvore Ofensiva

Tier 1 - Eu coloco 4 pontos em Fury porque te dará mais 4% de Velocidade de Ataque no começo do jogo, sendo útil para farmar e combater inimigos.

Tier 2 - Também coloco 4 pontos em Deadliness porque te dará +0.664 de AD por nível, fazendo uma grande diferença no Mid / Late-Game.

Tier 3 - 3 pontos em Havoc aumentará em 2% o dano causado aos inimigos. 1 ponto em Weapon Expertise é muito importante porque te dará +8% de Penetração de Armadura, sendo muito útil a anular um pouco da Armadura que as Runas do inimigo lhe oferece.

Tier 4 - Eu coloco nesta Tier 2 pontos em Lethality porque aumentará em 5% o dano que os teus críticos causam. Também coloco 2 pontos em Brute Force devido a aumentar ligeiramente o teu dano (+3 AD).

Tier 5 - É inadmissível não ter 1 ponto em Frenzy pois oferece +10% de Velocidade de Ataque durante 2 segundos, depois de acertar um crítico. Também coloco 3 pontos em Sunder porque irá oferecer +5 de Penetração de Armadura, tombando perfeitamente com Weapon Expertise .

Tier 6 - Em qualquer uma das 3 árvores (Ofensiva, Defensiva, Útil) é possível reparar que na Tier 6 encontra-se o Talento mais poderoso: Executioner , que causa +5% de dano ao inimigo, se ele tiver menos de 50% do seu HP.


Árvore Defensiva

Tier 1 - Eu coloco aqui 4 pontos (máximo) em Durability pois aumentará o seu HP atenuando um dos piores problemas do Ezreal: ser um dos campeões com menor HP Base no jogo (tal como a Anivia).


Tier 2 - Aqui temos 2 opções: bónus de Armadura e bónus de Resistência Mágica, como o nosso maior problema é o ADC inimigo, eu escolho sempre colocar 3 pontos em Hardiness e apenas 1 em Resistance , mas caso esteja a contra um Suporte Ofensivo (ex: Lux ou Nidalee) pode optar por 2 pontos em Hardiness e 2 em Resistance .


Tier 3 - Eu coloco nesta Tier o meu último ponto, que será no Talento Veteran's Scars , porque o mesmo oferece +30 de HP, que é muito útil no início do jogo para o Ezreal (que como já referi, é um dos campeões com menor HP Base) e que tomba perfeitamente com o Talento Durability .
space




Ability Sequence
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18







Nós vamos querer melhorar o Mystic Shot primeiro porque é a maior fonte de dano do Ezreal (depois dos ataques básicos). A minha segunda opção fica quase sempre no Arcane Shift porque diminuirá o seu Tempo de Recarga, permitindo fugas ou chases mais frequentes... A última habilidade que eu melhoro é o Essence Flux devido ao dano muito baixo (jogando ADC Ezreal). No entanto, quando estou a combater campeões que necessitam muito de Velocidade de Ataque (ex: Vayne ADC & Tryndamere Jungle) melhoro o Essence Flux antes do Arcane Shift para um maior Debuff. O Trueshot Barrage é melhorado sempre que possível (6,11,16).




Itens Principais


Estas são umas das melhores botas para o Ezreal por dois motivos. Primeiro: elas oferecem Velocidade de Ataque, que é importante para qualquer ADC. Segundo: são as botas mais baratas (excluíndo Boots of Speed, claro) e como ADC vamos investir noutros itens e não em botas.


Este item é, para mim, o melhor item que qualquer campeão AD pode ter, ele oferece 70 de ataque, 12% de roubo de vida e com a sua passiva pode evoluir até 100 de ataque e 18% de roubo de vida! Essencial no Ezreal e sempre na minha build!


A Rabadon's Deathcap dos campeões AD! Preciso de dizer mais alguma coisa? O Ezreal tal como os outros ADC depende dos seus ataques básicos para aproveitar o seu dano... A Infinity Edge oferece 70 de ataque (tal como a The Bloodthirster) e evolui os seus golpes críticos de 200% para 250%, ampliando ainda mais o seu dano!


Aumenta a Velocidade de Ataque, a Chance de Crítico e a Velocidade de Movimento, só isto já é maravilhoso, mas tem mais: provoca uma onda de choque quando atacas, causando dano aos 4 inimigos mais próximos! A passiva deste item é muito útil para o Ezreal porque ajuda-o a farmar e funciona bem com o Mystic Shot.


Este Item é magnífico no Ezreal, a Iceborn Gauntlet é um item que funciona com poucos campeões mas com o Ezreal é diferente, o Mystic Shot aplica um grande slow, oferece Mana, AP, Armadura relativamente boa e Redução do Tempo de Recarga! Tudo num único item, que mais precisa o Ezreal? Este Item também é muito útil contra Assassinos / Bruisers (ex: Akali, Xin Zhao).


Este item melhora tanto a tua armadura (+50) tal como a tua resistência mágica (+40) e melhor que tudo, ressuscita-te com 30% da tua vida e mana! Se a tua equipa depende de ti nas Team Fights compra sempre este item, dará uma nova oportunidade a ti e à tua equipa de ganharem.

Outros Bons Itens


Se tens um Dr. Mundo na equipa inimiga com 5000 de vida, 200 de armadura e 150 de resistência mágica e sem saberes como, o mesmo dano que tu? Então este item é para ti! Rouba, sim, acabaste de ler: ROUBA 15% da vida do adversário para devolvê-la a ti (pois a vida dos inimigos pertence-te!). Se a equipa inimiga tiver um (ou mais) tanques imortais não te esqueças desta Arma!


Este item, tal como a Guardian Angel deve ser feito como último (ou penúltimo item). Ele é barato, dá um dano razoável, mas a melhor parte é esta: ignora 35% da armadura inimiga! Eu faço este item quando vejo que 1 ou 2 inimigos começaram a fazer a Randuin's Omen ou até a Thornmail... Se a equipa inimiga tem muita armadura faça este item!


Este Item é muito parecido ao Statikk Shiv, oferece mais Velocidade de Ataque e Crítico mas um pouco a menos de bónus em Velocidade de Movimento. Prefiro a Statikk Shiv pela diferença das passivas, pois a da Phantom Dancer pode ser substituída pela mobilidade do Arcane Shift...


Este item fornece Redução do Tempo de Recarga, algum dano, vida e penetração de armadura. Caso os inimigos não tenham muita Armadura, este Item acaba por ser mais útil que o Last Whisper... Eu gosto deste item, é muito útil mas normalmente só o faço para campeões AD meele, raramente os faço para AD ranged.


Este item, quando completamente melhorado, pode fazer com que os teus ataques básicos e o Mystic Shot causem 6% de dano (baseado na Mana corrente) e mais 2% (baseados na Mana máxima). Este item torna o Ezreal muito forte e simplesmente acaba com os problemas de mana... A Toggle da Muramana quando ativava consegue mudar Team Fights a teu favor!


Um Item razoável, possui 35 AD (pouco comparando a outras opções, mas não é mau de todo) mas o que o torna bom no Ezreal é a Redução do Tempo de Recarga (10%) e a Regeneração de Mana e Vida (maior sustain). Aconselho a só o comprar quando fizer Blue Ezreal!

Itens Situacionais


Este item dá-lhe um bom crítico, mas só o compre se estiver contra Healers infernais (ex: Dr. Mundo, Volibear e Swain). É um bom item mas tem poucos stats e isso irá ocupar um espaço na sua build que poderia ser aproveitado com um item mais potente...


Este item dá-lhe vida, mana, resistência mágica e bloqueia uma habilidade inimiga, isso pode e é muito útil contra brust/nuker inimigos ou contra inimigos que podem apanhá-lo e matá-lo (ex: Javelin Toss / Takedown ; Rocket Grab ; Impale). Caso o inimigo possua muito poder mágico e habilidades devastadores pode sempre usar este item em vez do Guardian Angel.


Este item é essencial quando você está combatendo equipas maioritariamente (4 ou 5 inimigos) AD. Além da armadura que ele oferece, também proporciona vida e quando activado provoca uma "onda sónica" que diminui a Velocidade de Movimento dos inimigos próximos.


Este item fornece muito dano e alguma resistência mágica, mas o seu interesse está precisamente na passiva do Quicksilver Sash que consiste em remover qualquer debuff que lhe seja causado. Este item deve ser comprado quando você está enfrentando campeões como o Warwick, o Malzahar ou o Amumu (entre outros).


Este item é uma recarga enorme de vida, que fornece também regeneração da mesma, tornando-te quase imortal. Este item é bom contra AD bruisers tais como o Zed, o Jarvan IV ou o Kha'Zix (entre outros). Deve ser usado para substituir o Guardian Angel ou quando a sua equipa não tem um tanque consistente.


Este item tem a mesma função da Warmog's Armor que é bloquear/atenuar o dano de AD bruisers. Ele fornece menos vida que a Warmog's Armor, no entanto dá um pouco de dano e diminui a Velocidade de Movimento do adversário quando você lhe causa um ataque básico.

Maus Itens para o Ezreal


Ninguém usa este item, e é fácil de saber porquê! Apesar de ter uma excelente passiva, os seus stats são perdidos enquanto a Activa deste item está em tempo de recarga. A Phantom Dancer ou mesmo a Statikk Shiv possuem mais e melhores stats para ocupar a posição deste item quase inútil.


Mais um item mau! Quer dizer... até é bom para o início do jogo mas no entanto muito "frágil". Este item deve ser comprado no early-game e quando você conseguiu 2 ou mais kills antes de fazer Recall. No entanto você perde metade dos seus stacks quando morre e no late-game você irá provavelmente substituí-lo por outro item melhor.


Este item é bom, no entanto mau para ADC ranged, gosto dele apenas para AD meele pois a sua Activa é melhor nos campeões meele. O item não é mau de todo e eu até cheguei a pensar em colocá-lo na lista de "Itens Situacionais" mas depois acabei por considerá-lo injustificável na build do Twitch.


Tal como aconteceu com a Youmuu's Ghostblade eu cheguei a pensar em colocá-lo na lista "Itens Situacionais" mas depois reflecti melhor e ele oferece pouco dano e pode ser substituído pela Phantom Dancer / Statikk Shiv. "E então a Tenacity?" ... Vou ser claro, se querem Tenacity tragam o Cleanse para o campo de batalha, ou façam a Mercurial Scimitar!

Poruqe não uso Trinity Force?


A Trinity Force é um bom item, que era melhorado principalmente apartir da Phage. que é uma boa opção no início para o Ezreal, o problema é que este Item já não provoca slow no inimigo, agora oferece-te velocidade, por isso eu prefiro comprar a Iceborn Gauntlet ou, em alguns (raros) casos o Frozen Mallet visto que o Ezreal não possui nenhuma forma de CC.




Feitiços Principais


NÃO estejam constantemente a dizer na Discussão "O Ezreal tem Blink, não precisa de Flash" porque eu discordo, completamente! O Flash serve quando o Arcane Shift estiver em Tempo de Recarga e vice-versa, além disso usar os dois seguidos permitirá uma fuga e ajuda a se posicionar nas Team Fights.


Este feitiço chegou com a Season 3 e veio trazer muitos bons momentos para qualquer jogador, em qualquer lane... O escudo oferecido é superior ao Heal (mas não dá 50% aos alidos próximos) e absorve a totalidade de um Ignite (escudo superior ao dano do Ignite com a subida dos níveis)


Este feitiço é muito bom para salvar kills no início do jogo bem como para TRAVAR o Roubo de Vida que o ADC inimigo irá, provavelmente, desenvolver (com a Vampiric Scepter ou a The Bloodthirster)... Substitua o Barrier por ele caso o queira...

Outros Feitiços Utéis


Este feitiço tem ganho muitos adeptos com a Season 3... Oferece velocidade, elimina Slows e permite-te passar per entre unidades! Serve como o Flash e é usado no lugar dele. Na minha opinião o Flash é melhor pois permite atravessar paredes. Além depois de fazer a Phantom Dancer o Ghost ficará (quase) inútil.


Se a equipa inimiga possuir muito CC ( Amumu, Warwick, Malzahar, etc) não hesite em escolher este feitiço pois ele desativa CC utilizados em ti e baixa em 65% o efeito de outros CC usados nos próximos 3 segundos. Este é um dos feitiços mais importantes para qualquer ADC, tal como o Flash, o Barrier e o Ignite!


Quer salvar uma lane em perigo? Conseguir um kill do outro lado do mapa ou ir para o ward que o teu support colocou no Blue inimigo para ganhar um buff e matar de vez aquele Jungler irritante? Então escolhe este feitiço em vez do Barrier e não te arrependerás!



Os feitiços de que não falei neste tópico só devem ser interpretados de uma maneira: NÃO SÃO VIÁVEIS!







Estão aqui os principais adversários do Ezreal. Eu irei, mais tarde, colocar neste tópico alguns campeões usados como ADC mas que não são considerados como tais pela Riot Games (ex: Kennen, Twisted Fate, Urgot).

PS: lembre-se que nenhum adversário é impossível de vencer, e a Laning Phase é influenciada em 50% pelo ADC e 50% pelo Suporte!



Dificuldade: 4/10 Esta é provavelmente uma das Matchups mais fáceis para o Ezral, a sua habilidade de poke ( Volley) possui menos range que o nosso Mystic Shot e também pode ser travado pelos minions. Além disso o seu Ultimate ( Enchanted Crystal Arrow) pode ser desviado facilmente com Arcane Shift, basta apenas uma reação rápida ou conseguir prever o uso da habilidade.



Dificuldade: 8/10 Ao contrário da Ashe, a Caitlyn é muito, muito difícil. O seu range é absurdo, além da sua habilidade de poke ( Piltover Peacemaker) que também possui ligeiramente mais range que o Mystic Shot. Procure não lutar contra ela, foque a sua Laning Phase em farmar, apenas! Você não consegue ganhá-la até ganhar uma certa vantagem...



Dificuldade: 6/10 O Corki não é um oponente muito forte, no entanto tem cuidado com o seu Gatling Gun pois reduz a tua armadura, e isso é muito mau porque não possui lá grandes defesas... Outra excelente maneira de derrotá-lo é monitorizando os seus stacks do Ultimate ( Missile Barrage) de maneira a usares o teu Arcane Shift para um dos lados, esquivando-te de muito dano.



Dificuldade: 9/10 O maior counter do Ezreal, talvez porque ele seja muito macho :P Falando a sério, ele possui muito burst devido às suas Spinning Axes e o seu Stand Aside consegue impedir um Arcane Shift bem sucedido, se acertado na altura certa. Tente apenas farmar e espere (e peça frequentemente) por ganks, são a única maneira de vencê-lo.



Dificuldade: 8/10 O Graves é outro dos campeões (ADC) que conseguem aniquilar qualquer Ezreal. O seu poke ( Buckshot) apesar de possuir ligeiramente menos range, atravessa os minions, tornando-se muito útil contra o Ezreal. Cuidado com o seu Smoke Screen pois ele pode usar Collateral Damage enquanto você está sem visão, de maneira a que não consiga esquivar-se com o Arcane Shift.



Dificuldade: 5/10 Ele é relativamente fácil. O seu slow ( Void Ooze) só é aplicável enquanto você está dentro da área de bombardeamento e poucos segundos após sair, sendo Arcane Shift uma excelente maneira de escapar disso... O range dele não é muito alto (sem Bio-Arcane Barrage) e sem nenhum blink / dash ele torná-se um alvo fácil de acertar com o Mystic Shot. Usar Arcane Shift também serve para escapar à sua passiva ( Icathian Surprise).



Dificuldade: 4/10 O Lucian só veio tornar a vida do Ezreal ainda mais fácil, o seu poke ( Piercing Light) é vulnerável aos blinks / dashes (ex: Arcane Shift e Tumble). Além disso o Arcane Shift pode ser usado para se desviar do seu Ultimate ( The Culling). Nunca te esqueças que a Botlane é jogada 2x2 por isso não penses só nos ADC...



Dificuldade: 6/10 O seu slow ( Make it Rain) não tem efeito quando fora da zona de bombardeamento, por isso o Arcane Shift é uma mais valia para nós. Também podemos usá-lo para escapar ao seu Ultimate ( Bullet Time), criando uma boa oportunidade para usares o teu Trueshot Barrage (enquanto ela está imobilizada devido ao uso do Make it Rain, não te esqueças que ela pode desativá-lo caso reaja rapidamente!).



Dificuldade: 4/10 A Quinn é relativamente fácil de ganhar. Blinding Assault pode ser esquivado facilmente com Arcane Shift. Jogue ofensivamente até o nível 6, e ligeiramente mais passivamente após ela ter o seu Ultimate ( Tag Team) pois com tão alta velocidade torna-se fácil para a Quinn de se esquivar aos seus Skillshots e aproximar-se.



Dificuldade: 4/10 A Sivir também é fácil de derrotar devido à dificuldade em acertar o Boomerang Blade porque podemos simplesmente usar Arcane Shift para nos desviarmos do único Skillshot que ela possui. Ganhamos em poke, possuímos praticamente o mesmo range. Mas, e então o Spell Shield? Podemos usar o Essence Flux ou o dano do Arcane Shift para consumir o seu escudo, depois é só avançar e atacá-la! Cuidado com On The Hunt!



Dificuldade: 7/10 Ela possui um enorme range e quanto mais níveis ela alcança, maior o seu range e mais fácil será para te dar kiting e para se esquivar dos Mystic Shots! Além disso o seu Rocket Jump poderá ser usado para as tuas costas quando estiveres ativando Trueshot Barrage, escapando ao dano do teu Ultimate, e se bem usado, causar-te dano... Começa por jogar ofensivamente e vai jogando cada vez mais defensivamente ao longo do tempo.



Dificuldade: 6/10 Não é muito díficil de perceber o porquê de ele ser um pouco díficil. O que é que alguém que necessita de usar habilidades (AD Caster: Ezreal) que são Skillshots em alguém invisível? Nada, terás de comprar Vision Wards e pedir ao Suporte para o fazer também! Tenta sempre usar Arcane Shift quando vêres ele a usar Venom Cask, para te esquivares.


Dificuldade: 5/10 Ele quer usar Piercing Arrow? Arcane Shift! Ele quer usar Chain of Corruption? Arcane Shift! Ele quer usar Hail or Arrows? Arcane Shift! Mas lembra-te que só podes esquivar-te de uma única habilidade, dá preferência ao Piercing Arrow antes do nível 6 e Chain of Corruption após nível 6. Cuidado com o kite (ele possui mais range), contraria isso com poke ( Mystic Shots).



Dificuldade: 8/10 A Vayne é muito difícil de vencer! Ela gasta pouquíssima Mana com Tumble, podendo esquivar-se com facilidade de todos os teus Mystic Shots. Além disso Tumble e mais alguns passos sãop suficientes para falhares o Trueshot Barrage. Durante as batalhas prevê o Condemn para que possas usar Arcane Shift na altura certa e não ser imobilizado na parede. PS: Arcane Shift para te avastares do terceiro stack de Silver Bolts!





A Botlane é jogada por 2 membros de cada equipa. Um deles é o ADC, que tem como função farmar ao máximo para conseguir gold e diminuir o poder do ADC inimigo, de maneira a colocar a sua equipa a favor no Mid/Late-game. A função do Suporte é proteger o ADC, oferecer visão de mapa e tentar dar lockdown no ADC inimigo. Apesar do Suporte não conseguir muitos kills e não ser uma role muito apreciada, ela é muito, mesmo muito importante!
Por isso a decisão do Suporte e a parceria que você tem com ele é fundamental!

Melhores Suportes


Blitzcrank é, atualmente, considerado um dos melhores Suportes do Jogo, ele possui um Grap, um Knock e um AoE Silence. O seu CC ajuda-nos a acertar os nossos Skillshots, por isso a sinergia entre ambos é BOA.

O Terrify do Fiddlesticks dura até 3 segundos (quando totalmente melhorado), além disso ele possui um Silence que salta de inimigo para inimigo ( Dark Wind) e Auto-Sustain ( Drain). Possuem BOA sinergia.

A Janna consegue proteger o ADC como mais ninguém, o seu kit é perfeito para disengage. Possui Sustain e CC, além disso o seu Eye Of The Storm ajuda muito durante trades e/ou batalhas. Possui BOA sinergia.



Leona possui o maior CCs do jogo. Ela possui algum dano base e consegue dar lockdown em qualquer ADC caso acerte o Zenith Blade. O problema é a falta de Sustain, Heal ajudará. Possui BOA sinergia.

A Lulu é um dos Suportes com maior poke (como a Sona). Isso ajuda-nos muito visto que o Ezreal também é um poker irritante :D Além disso ela possui um escudo, um knock+vida ( Wild Growth). Sinergia: BOA.

Após alguns buffs, a Nami tornou-se num dos melhores Suportes de sempre! Ela possui 2 knocks, um heal e um buff. Precisas de um bom Suporte? Não te esqueças dela. Possui BOA sinergia.



A Sona possui um excelente poke (como a Lulu). Antes do nível 6 ela não oferece muito ajuda quando se trata de te salvar/dar engage. Após ela ter Crescendo a lane está ganha. Ela possui BOA sinergia.

O Taric possui um one-target Stun muito bom, um heal excelente e ótima Armor Aura. Esta lane é muito "P3NIS", mas como se costuma dizer: "Dois "P3NIS" são melhores que apenas um". Sinergia: BOA

Para mim Thresh é o melhor Suporte de todos! Muito OP. Ele tem um grap que pode ser cancelado (ao contrário da Leona), um knock e um escudo para te trazer para uma zona segura. Têm BOA sinergia.

Outros Suportes


O Alistar é um ótimo Suporte, no entanto pouco jogado, e por isso mal jogado. Ele possui heal e 2 knocks (back + up) que podem "combar" (parecendo-se ao Unstoppable Force do Malphite). Sinergia: MÉDIA.

O Galio era considerado como Suporte, mas devido ao seu alto dano e ao bónus de MR da passiva o seu lugar é agora o Mid. No entanto ele é uma grande ajuda: escudo + MS boost + AoE taunt. Sinergia: MÉDIA.

Após o Rework, ela recebeu demasiado dano para continuar a ser Suporte. Ela, sem querer, rouba facilmente muito creep score e kills... Ela serve apenas para alguns ADCs ofensivos (ex: Draven). Sinergia: .



A Kayle precisa de farm/feed para ser decente no Mid / Late-game, como Suporte ela não irá conseguir isso. Righteous Fury dificulta e, eventualmente, irá fazer com que perder algum CS. A sua sinergia é .

A Lux podia ser uma excelente Suporte, apesar do seu dano altíssimo, no entanto 99.9% dos jogadores usam-na como AP MID. Consequências: ela irá farmar, empurrar a lane e roubar kills. Sinergia: MÉDIA.

Morgana é jogada como Suporte muito raramente, no entanto ela é excelente! O seu snare dura muito tempo, o seu escudo bloqueia CC e o seu Ultimate pode dar stun na Botlane inimiga. Sinergia: BOA



Nidalee pode ser jogada como Suporte, suas traps oferecem visão, ela possui sustain e zoning (devido à Javelin Toss). No entanto ela não possui nenhum CC aparte do Exhaust. Sinergia: MÉDIA.

O Nunu é um bom Suporte quando o ADC não tem nenhuma forma de Attack Speed (ex: Caitlyn). Este não é o caso do Ezreal, devido à sua passiva, e por obter mais dano das habilidades... Sinergia: MÉDIA.

O Shen é um tank com sustain, escudo e taunt, sendo, por isso, um ótimo Suporte, no entanto ele é mais jogado na Toplane e na Jungle. Stand United é excelente para salvar-te. A sua sinergia é BOA.



Nem o Ezreal nem a Soraka têm CC, fazendo com que esta combinação seja má, apesar do heal e Mana-Boost serem bons. Ela é melhor para campeões passivos (ex: Kog'Maw). Sinergia: MÉDIA.

Eu nunca gostei do Zilean como meu Suporte. A sua Time Bomb faz-me perder muito creep score. Ele não tem nenhum hard CC (ex: stun) e a maioria dos jogadores não sabem controla-lo bem. Sinergia: .

A Zyra tem sido jogada como Suporte ultimamente, mesmo em Modo Competição, ela possui excelente zoning, um snare, um slow e um knock! Mas as suas plantas podem atrapalhar-te, se mal colocadas. Sinergia: BOA.





Ezreal nasceu com o dom da magia correndo por suas veias, mas tinha um desejo de explorar que era ainda mais forte. Ele foi colocado numa escola para se tornar um talentoso tecmáturgo, mas entediou-se rapidamente com os estudos de magia. Ao completar oito anos, o garoto gênio já havia mapeado completamente os túneis subterrâneos de Piltover. A qualidade do seu trabalho foi tão bom que o governo de Piltover comprou seus mapas e começou a pagar por seus serviços como Chefe Explorador de Piltover. Isso fez com que o destino de Ezreal fosse traçado - ele iria deixar as artes arcanas em favor da arqueologia. Desde então, muitas das aventuras de Ezreal foram contadas em livros.

Uma de suas últimas aventuras fez com que ele ficasse cara-a-cara com seu outro legado - seu latente poder mágico. Enquanto explorava as pirâmides do Deserto de Shurima, Ezreal descobriu um amuleto muito poderoso. Além do seu incrível tamanho (deve ter sido feito para um ser com o dobro do tamanho de Ezreal), ele permite que seu portador controle e molde a energia mágica que esteja presente nas proximidades. Isso fez com que Ezreal volt***e a trabalhar com seu talento mágico sem ter que se esforçar para isso - o que foi ótimo para o Explorador Pródigo. O inconveniente é que, por algum motivo, ele está sintonizado com qualquer invocação de magia. Sem nem perceber, Ezreal pode acabar agindo como um campeão, e como ele diz ''um invocador obcecado em resolver até o mais irrelevante bate-boca que ocorra na liga.'' Ainda assim, Ezreal acredita que ser invocado aos Campos da Justiça a qualquer momento é um pequeno preço a pagar.



''Não há muito tempo para estudar tomos antigos quando você está ocupado demais rastejando pelo lugar de onde eles vieram.'' Esta é a crença de Ezreal.










Não percebeu algum termo ou sigla? Então é só ver o glossário abaixo.



Glossário: Clica para Ver


O glossário foi feito a partir daqui: minhatiajogalol.com.br/2013/07/06/ad-ap-op-brb-stun/



  • 11/09/2013 - Criação do guia, baseado no meu primeiro guia de Twitch;
  • 27/09/2013 - Publicação do guia, depois de muito trabalho e revisão;
  • 04/10/2013 - Adicionei Mercurial Scimitar aos "Itens Defensivos" (créditos a emoriam);
  • 06/10/2013 - Adicionei Trinity Force à Cheat Sheet (créditos a Ragnar Fox);
  • 10/10/2013 - Adicionei 1 Screenshot, no qual fiz Pentakill.




Algumas pessoas ajudaram-me muito neste guia do Ezreal, uns sabem que me ajudaram, outros não, mas agradeço muito a todos eles:


Community Cups

21
September
NA
Register
05
October
EUW
Register
View All Tournaments on Mobafire