Click to open network menu
Join or Log In
Mobafire logo

Join the leading League of Legends community. Create and share Champion Guides and Builds.

Create an MFN Account






Or

Not Updated For Current Season

This guide has not yet been updated for the current season. Please keep this in mind while reading. You can see the most recently updated guides on the browse guides page

x
Swain Build Guide by L.C.T.

Top Swain Top Free Elo (PT/BR)

Top Swain Top Free Elo (PT/BR)

Updated on April 12, 2018
9.5
39
Votes
2
Vote Vote
diamond
League of Legends Build Guide Author L.C.T. Build Guide By L.C.T. 39 2 1,333,684 Views 9 Comments
39 2 1,333,684 Views 9 Comments League of Legends Build Guide Author L.C.T. Swain Build Guide By L.C.T. Updated on April 12, 2018
x
Did this guide help you? If so please give them a vote or leave a comment. You can even win prizes by doing so!
Vote
Comment

You must be logged in to comment. Please login or register.

I liked this Guide
I didn't like this Guide
Commenting is required to vote!
Would you like to add a comment to your vote?

Your votes and comments encourage our guide authors to continue
creating helpful guides for the League of Legends community.

Runes:

Sorcery
Phase Rush
Manaflow Band
Transcendence
Scorch

Resolve
Bone Plating
Conditioning

Spells:

LoL Summoner Spell: Flash

Flash

LoL Summoner Spell: Teleport

Teleport

Threats & Synergies

Threats Synergies
Extreme Major Even Minor Tiny
Show All
None Low Ok Strong Ideal
Extreme Threats
Ideal Synergies
Synergies
Ideal Strong Ok Low None

Sobre atualizar o guia para o Swain pós Rework

***Pequena atualização patch 8.5***
-Mudanças em runas e build, pequenas modificações nos textos das builds.


Infelizmente, provavelmente irá demorar um bom tempo até eu atualizar este guia, por vários motivos. Estou jogando LoL por em média 1 ARAM por semana, dificilmente eu jogo Rankeds principalmente por conta de problemas com internet já que há várias pessoas usando ela, também por não estar muito motivado a jogar com o Swain pós rework já que na MINHA opinião, ele poderia ser bem melhor, no estado atual dele (10/Fev/18) sua winrate até piorou, e simplesmente um Vladimir faz todo o trabalho que o Swain faz e muito melhor. Eu já vinha parado de jogar com Swain há um bom tempo, pois não me agradava sua mecânica simples e monótona, estava apenas esperando seu rework e acabei decepcionado. Sim, seu kit melhorou comparado ao anterior, sem dúvidas, os problemas atuais dele pelo que eu vi são seus AP Ratios baixíssimos, com certos buffs que certamente virão, talvez eu volte a jogar com ele, e atualize este guia.

Não vou apagar tudo que eu fiz aqui pois ele apenas teve um rework, ainda é o mesmo campeão e sua essência é a mesma no TOP, portanto algo poderá ser aproveitado dependendo de seu ponto de vista.
As runas eu vou deixar como estão pois ainda não joguei muitos jogos com o novo Swain, então não posso dizer qual seria a melhor escolha no momento, mas pessoalmente, eu ainda escolho Kleptomancy, ainda não cheguei a testar outras opções então não posso fizer com clareza qual é melhor.
Se eu fosse recomendar jogar de Swain atualmente, pelo menos em elos mais altos, eu diria que não, ele acabou de ser lançado e ainda há de sofrer balanceamentos pois seu estado atual ficou para pior, isso não sou eu que estou dizendo, apenas olhe sua winrate atual (~46% hoje).
Talvez pra metade do ano eu volte a jogar LoL dependendo da minha vontade e internet, infelizmente o guia vai continuar desatualizado até lá.
Back to Top

Introdução

ATENÇÃO: Esse guia não irá lhe ensinar como jogar na top lane ou como jogar LOL, mas sim como jogar com o Swain, esteja ciente de saber o básico de ambas as coisas.



Bem-vindos ao guia de como subir do bronze ao (no mínimo) ouro em semanas/meses, em um guia completo (ou quase) de como masterizar seu Swain mesmo não sendo um pick popular, aqui vou lhes mostrar os motivos do potencial que Swain possui.

Back to Top

Pros / Cons

Pros:
+ DPS Constante;
+ Poucos counters na Top Lane;
+ Ótimo sustain/dano em TFs (Podendo acabar com ela sozinho);
+ Bom CC podendo pegar alguém fora de posição facilmente;
+ Ótimo late game;
+ Pouco conhecido, as pessoas não sabem quanto dano ele pode dar; seu range; o quanto potencial de carregar o jogo ele tem caso ele seja feedado; das skills, etc;
+ Safe pick.

Cons:
- MUITO dependente de mana, se não souber administra-la durante o jogo terá muitos problemas;
- Problemas ao matar tanks no mid/late game;
- Sem mobilidade, podendo ser facilmente gankado;
- Problemas contra alto disengage
Back to Top

Feitiços

Recomendado:


Flash Indispensável já que a mobilidade do Swain é super limitada.


Indispensável como um todo, sua pressão global e potencial de conseguir mais de uma morte em outras lanes é muito grande caso de um Teleport eficiente.
Fora isso, no early game você irá precisar voltar pra base caso você seja gankado/morto/fique sem mana, etc, e Teleport irá garantir que você não fique atrás em XP e farm.

Alternativo:


A não ser que você não seja um smurf, Ignite pode ser uma faca de dois gumes, já que se você não conseguir aproveitar o seu potencial de kill na lane phase, você irá ficar muito atrás do seu adversário já que ele provavelmente terá Teleport e irá ganhar a lane phase apenas com a vantagem de farm e XP que ele teve sobre você.
Back to Top

Runas

[DESATUALIZADO] Com o começo da pré-temporada, ainda há muito a se explorar com as novas runas, novas combinações estão para ser descobertas, mas por hora, o que consegui pensar para uma página de runas básica seria utilizando a árvore de Inspiração e Feitiçaria pela sua sincronia com o campeão, sacrificando dano em outros conjuntos para compensar deficiências do Swain. Tenha em mente de que essas não são, provavelmente, a melhor combinação de runas para Swain, sinta-se livre para alterá-las da maneira que achar melhor.

Kleptomancy: Na top lane, sendo um campeão de longo alcance contra a maioria sendo de curto alcance, conseguira usar sua ativa frequentemente com seus pokes, o ouro adquirido no começo do jogo é em torno de 400 antes dos 10 minutos, seu snowball ficará enorme.

Perfect Timing: Provavelmente a melhor runa desse kit. Aos 6 minutos, te dá a ativa da Zhonya's Hourglass, mas em compensação o item some. Caso você não use, ele pode fazer parte da build de sua Zhonya's Hourglass, fazendo-o economizar 300g, e junto com Kleptomancy, você irá terminar seus itens muito rapidamente.

Future's Market: Pessoalmente a melhor dentre as outras opções, podendo trocar pelos biscoitos dependendo no matchup.

Cosmic Insight: Indiscutivelmente a melhor opção dentre as outras. Tempo de recarga é algo que Swain nunca teve muito por sua build, com essa runa, ela não apenas abafa um pouco essa falta, como também diminui o tempo de recarga de sua Zhonya's Hourglass.

Transcendence: Quanto mais redução de tempo de recarga melhor para Swain, já que seu ultimate precisa sempre estar disponível quando nescessário.

The Ultimate Hat: Mais redução de tempo de recarga para seu ultimate.
Back to Top

Habilidades

Carrion
Renewal (Passiva)


Sua passiva Carrion Renewal é basicamente uma Doran's Ring. Cada vez que você mata alguma unidade OU campeão , você recupera mana, aumentando de acordo com o nível. Isso irá te dar o sustain de mana que você precisa, sem precisar comprar a Doran's Ring, mas irá exigir não errar seus last hits.

Decrepify (Q)

Sua primeira habilidade Decrepify atira seu corvo em uma área, priorizando campeões e alvos atingidos por Torment. Abuse dessa área para zonear seu inimigo de pegar algum farm.
Ela da visão nas moitas, podendo ser usada para um face-check.
Em caso de gank, use no caminho que seu inimigo irá atravessar, fazendo-o escolher entre dar a volta pela sua habilidade, ou tomar dano e lentidão.

Nevermove (W)

Sua segunda habilidade Nevermove prende seus inimigos em uma área depois de um curto período de tempo, não os deixando se moverem ou usarem habilidades, mas ainda podendo dar auto-attack.
Será sua principal habilidade em questão de pick offs, já que pode facilmente prender um carry inimigo de uma distância considerável.
Você pode utilizá-la depois de Decrepify para acertar seu alvo com mais facilidade já que ele estará com lentidão.


Torment (E)

Torment da dano por segundo em um único alvo, e o alvo atingido receberá 20% a mais de todo o dano do Swain, isso inclui TODAS as suas habilidades, auto attacks, etc. Com a atualização recente fazendo com que em todos os níveis seu dano é amplificado em 20%, não há mais razão para maximizar essa habilidade.
Quando for usa-la para dar poke no adversário, é basicamente obrigatório você dar um auto attack logo em seguida, já que ele estará fortificado e Torment sozinha na lane phase não dá muito dano.

Ravenous Flock (R)

Enquanto seu ultimate está ativado, Swain toma a forma de um corvo, e a cada segundo, atinge até 5 alvos com pequenos corvos, curando Swain para cada alvo atingido, tendo sua cura aumentada em campeões. Seu custo de mana é gigantesco, já que a cada segundo de ultimate ativada, seu custo de mana aumenta, sendo assim, se você não fizer itens de mana, você não vai durar 10 segundos de TF e já estará seco, e um Swain sem mana é um Swain morto, saiba administrar corretamente sua mana tanto em lane phase pós lvl 6 para hard engages quanto late game.

Seu ultimate NÃO pode ser ativado caso você esteja silênciado/atordoado/etc. MUITO cuidado com isso, pois isso pode te matar antes de você perceber em uma TF Mid/Late game, então tenha certeza de ativá-lo momentos antes de você ir para os carrys inimigos após a TF ter começado.
Back to Top

Itens

Itens Iniciais



The Dark Seal
+
O motivo de eu escolher Dark Seal no lugar de Doran's Ring, é que em Swain, o único status que Doran's Ring tem que Dark Seal não tem é 60 de vida e um pouco de regeneração de mana. Swain já possui a passiva de Doran's Ring em sua passiva, então não acho necessário mais sustain de mana. A compra do Refillable Potion economiza seu dinheiro com poções, não irá ter necessidade do talento do biscoito, e não vai fazer falta já que Dark Seal faz o mesmo papel, e o AP adicional com abates e assistências faz com que o item de adapte com o seu jogo, podendo, em casos de alto snowball, comprar sua Mejai's Soulstealer




Itens Principais



Hextech GLP-800

Depois de testar tanto Rod of Ages quanto Hextec GLP-800, cheguei a conclusão que, para o meu estilo de jogo, Hextec GLP-800 se sobressai pelos seguintes motivos:
-Da a mesma quantidade de mana que Rod of Ages com 10 stacks, já dando maior vantagem no começo já que você não vai precisar esperar os 10 stacks;
-Seu clear wave fica muito mais rápido;
-Alto dano contra campeões, podendo atingir todos os 5 inimigos;
-Em uma lane phase, irá ser difícil de alguem gankar você já que você terá mais 1 CC;
-Na lane phase você poderá trocar com mais facilidade ainda que você já tinha antes, e aumentando muito seu potencial de abate;
-Alto CC com um alcance considerável;
-A compra de Hextech Revolver na lane phase se sobressai contra Blasting Wand de Rod of Ages, já que irá fazer seu dano aumentar ainda mais contra seu adversário;
-Tem a mesma passiva de Rod of Ages.

As únicas vantagens que vi em Rod of Ages é que, em 10 stacks, ela da +200 de vida, +20 de AP e custa -300 de gold comparado com Hextec GLP-800.


Zhonya's Hourglass

Esse será seu segundo item na maioria dos casos. Swain é muito dependente de Zhonya's Hourglass em TFs já que ele será o foco principal dos carrys já que ele está os tirando da TF. Tenha em mente que, mesmo com sua Zhonya's Hourglass ativa, seu R Ravenous Flock continuará ativo e lhe curando, isso faz com que você saia vivo em diversas situações.




Escolhas de Dano



Liandry's Torment

Esse item é ótimo contra um time inimigo que possui uma front line gigante que seus aliados não conseguem dar conta. Sua passiva, 80 de AP, e penetração mágica irá ajudar drasticamente contra essa front line, além de seu poder de burst em carrys inimigos aumentar muito. Fora esse motivo, geralmente faço Liandry's Torment de 3º em jogos relativamente fácies, já que ao mesmo tempo que irá lhe conceder dano, o bônus de vida irá te deixar mais resistente em confrontos.


Rabadon's Deathcap

Quando o jogo está muito fácil, ou você está feedado, você pode fazer Rabadon's Deathcap de 3º invés de Liandry's Torment, já que lhe dá uma quantidade enorme de AP.


Rylai's Crystal Scepter

Ótimo item em Swain. Com seu R Ravenous Flock ativado, você dará slow em área, deixando muito mais difícil de seu alvo fugir, e dificultando quem esteja em seu caminho. Caso seu time não pegue nenhum campeão com CC, esse item será ótimo para suprir a necessidade de seu time.




Escolhas Defensivas



Opções defensivas entram normalmente como penúltimo/último item.
NOTA: No caso do jogo estar favorável para o time inimigo, ou o jogo está muito empatado com uma certa vantagem para seus inimigos como Dragons, Torres, etc, o mais recomendável é fazer seu item defensivo depois de você terminar sua Zhonya's Hourglass para seu time ter uma front line melhor. Nesses casos, você provavelmente não está feedado o bastante para acabar com a TF sozinho e precisará de itens defensivos o mais rápido possível para conseguir durar nela.

Spirit Visage

Em 80% dos casos você irá fazer como 3ª item, a menos que não tenha campeões com dano mágico no time inimigo.


Banshee's Veil

Ótimo item contra Morgana, Lux, LeBlanc, Vi (Por conta de seu R Cease and Desist que pode te tirar da TF). Faça esse item como opção defensiva em casos de times com uma grande quantidade de CC/Burst.


Thornmail

Ótimo contra um ADC/ Master Yi; Tryndamere/etc feedado.




Botas



Sorcerer's Shoes

Normalmente só será feito se o jogo estiver fácil e você quer mais dano para acabar com o jogo o mais rápido possível


Ninja Tabi

Ótimo contra ADs muito fortes do jogo, principalmente se sua lane no Top contra um AD foi um desastre. Sempre será útil nesses casos já que o outro time possui um ADC.


Mercury's Treads

Essa vai ser sua principal bota. Você precisa estar fora de CC inimigo o máximo de tempo possível, para não ser travado e não conseguir ativar sua Ultimate, e para conseguir chegar nos carrys inimigos com a maior facilidade possível. Praticamente todo time tem algum tipo de CC, fraco ou forte, então você precisará de bastante tenacidade.


Ionian Boots of Lucidity

Ótimo em Swain já que a maioria de seus itens não lhe dão muita redução de tempo de recarga, geralmente feita em jogos equilibrados e que não há muitos problemas com sustain.
Back to Top

Combos

-> Auto Attack

Tente dar o máximo número de Auto Attacks possíveis já que seu dano está sendo amplificado. Esse combo já pode tirar metade da vida do inimigo facilmente, mas cuidado com o dano dos minions, entre na moita mais próxima para fazer com que parem de te atacar.
______________________________________________________________________________________

-> -> Auto Attack

Esse é seu combo principal em toda sua lane phase, sempre use quando possível para não deixar seu oponente farmar, mas não perca seu foco no farm.
______________________________________________________________________________________

-> [icon=Decrepify size=30 -> -> -> Auto Attack

Combo de hard engage em sua lane phase, podendo matar facilmente qualquer um no Top que não esteja buildando MR.
______________________________________________________________________________________

-> -> Auto Attacks Constantes -> <->

Normalmente seu inimigo não vai esperar que você mate ele nesse combo, mas vai. Não tenha medo de segui-lo até a torre para um dive e finalizá-lo. Provavelmente ele vai tentar andar em círculos para que você erre seu Nevermove, mas só use-o caso tenha certeza absoluta que irá acertar, que vai ser quando ele parar de andar em círculos e correr em linha reta porque sabe que vai morrer se continuar a andar em círculos.
______________________________________________________________________________________

-> ->

Ótimo combo para pegar carrys fora de posição ou durante inimigos recuados durante a lanephase. Decrepify tem um range relativamente alto, e mesmo que pegue por 1 segundo no inimigo, o slow já será o suficiente para que você chegue perto acertar seu Nevermove
Back to Top

Lane Phase/Farming

Farming



Inicialmente, nos seus primeiros jogos de Swain, tente focar o farm. Treine bastante seu farm pois não é fácil farmar com Swain no começo. Seu comportamento em Lane Phase vai ser o punir o adversário por cada farm dentro de sua zona de segurança, entrando no arbusto mais próximo a cada ataque básico para não receber dano das tropas inimigas, mas você deverá aprender a alternas as 2 coisas ao mesmo tempo (Harass e Farm).

Procure não ir para um hard engage se seu inimigo estiver com a vida cheia. No começo do jogo sua mana é muito baixa e você não terá muitas chances de matá-lo caso seu inimigo esteja fazendo resistência mágica. Sempre fique dando dano de pouco em pouco para matá-lo e então ter certeza que ele irá morrer em um hard engage.
______________________________________________________________________________________

Swain não exige muita habilidade do jogador, a única habilidade que você precisa acertar é seu W Nevermove. O que diferencia um bom Swain de um ruim, é a noção de dano que você pode receber e dar. Swain, com umas 3/4 kills a frente de seu oponente, pode facilmente solar 2 inimigos quando você receber um Gank, mas tudo isso depende da sua noção de dano. Se quiser solar os 2, você precisa ter certeza que matará no mínimo 1 deles (com foco no mais fraco entre os 2), e quando matar 1 deles, o outro, dependendo de sua vida e mana, ficará um alvo fácil para você por conta de sua cura.
Quando for tentar solar 2, ou numa troca normal 1x1 no Top, fique perto das tropas inimigas, já que seu R Ravenous Flock atinge até 5 alvos, sendo assim, irá maximizar sua cura, fora o dano de suas tropas na lane.

A administração de mana no começo do jogo é essencial principalmente com sua ultimate. No começo do jogo, sua ultimate é uma torneira aberta no máximo com sua mana se você não souber controlá-la. No momento que você perceber que a troca já acabou, desligue-a imediatamente para não ter mais perda ainda, podendo ter mais mana para próximas trocas, já que um bom jogador irá abusar dessa informação, e forçar trocas favoráveis a ele, fazendo você gastar toda sua mana logo no começo.



Vs. Melee



Seu objetivo é não avançar sua lane até:
  • Você ter certeza que seu oponente não irá te solar;Ex: Uma Riven pode facilmente te dar um hard engage e você não estará perto de sua torre, então numa troca você pode facilmente ser solado mesmo com seu R Ravenous Flock, já que o poder de burst dela é maior que o seu.
  • Você sabe onde o jungle/mid inimigo está, pois no early game você ainda é frágil para a maioria dos ganks inimigos pela sua baixa mobilidade.
  • Você tem controle sobre seu inimigo, deixando ele aonde você quiser já que seu zoning é gigantesco

    Tente ao máximo dar Harass no oponente sempre que possível usando seus combos.
    Nunca deixe seu oponente farmar e sempre castigue ele por cada farm que ele pegar, tanto com Habilidades quanto com Auto Attacks.
    Tenha cuidado com Champions com grande dano no early game ( Riven, Pantheon, etc) pois você pode ser facilmente solado por eles caso não tenha cuidado.



    Vs. Ranged



    Todo seu potencial de Harass é cortado drasticamente contra Champions Ranged como Gnar, Lulu, etc(Que possuem um grande alcance para farmar. Algumas exceções são Vayne, Teemo, Ryze, já que você pode chegar perto deles facilmente e causar um grande dano.. Champions como Syndra, Azir, etc, podem facilmente fazer sua rota um pesadelo, já que irá ser impossível chegar neles na sua Lane Phase, e por esse motivo estamos fazendo um Swain Top, já que esses Champions não estão lá.
    Seu objetivo aqui é simplesmente farmar o máximo possível até o lvl 6. Já que você não irá conseguir alcance suficiente para Harass, foque no farm e não avance muito sua Lane, mas tenha em mente que não é impossível chegar neles.



    Comportamento em Lane Avançada



    Nessa situação, você estará dominando seu oponente em qualquer troca, e você estará avançando sua Lane sem parar (Tenha em mente que você já finalizou ao menos a Rod of Ages para que sua mana não acabe ou você tem Blue. Nunca faça isso se não tiver ao menos uma Vision Ward, já que você ficará um bom tempo com a Lane avançada e não quer receber um gank triplo. Aqui seu oponente não terá para onde escapar, seu objetivo aqui é ficar o mais próximo da torre inimiga possível (Na distância do seu Auto Attack) para negar o máximo de farm inimigo possível. Seu inimigo não terá como escapar de seu dano caso seja um Champion Melee. Quando ele quiser farmar, use Nevermove -> Torment -> Decrepify constantemente para mandá-lo para a base e assim levar a torre.
    Lembrando que isso é algo que exige grande noção de dano para não ser solado num Hard Engage, e você irá precisar ficar com 1 olho na Lane e 1 olho na sua ward para não ser gankado. Somente utilize esse comportamento de lane avançada caso você esteja com vantagem sobre seu inimigo (Lembrando que farms empatados, e 1 kill na frente não é recomendado usar esse método pois sua vantagem não está grande o suficiente).
Back to Top

Mid/Late Game

Lembre-se que se você deve estar com no MÍNIMO 1 item e meio no fim da sua Lane Phase. Aqui começará a parte do jogo em que você irá a caçada aos carrys inimigos com seu W Nevermove. Nesse momento do jogo, além de seu objetivo ser de caçar carrys inimigos com seu W Nevermove, seu outro objetivo é caçar um Blue. Se seu time tiver uma Lux, Ahri, ou outros Champions que precisam drasticamente de mana, não pegue o Blue delas, já que você tem itens de mana e elas não, o que você precisa saber aqui é saber controlar sua mana quando for farmar.
Sendo assim suas opções são:
  • Voltar para sua Lane e farmar (Se você tiver TP) caso seu time não dê nenhuma Call de dragon, torre, etc;
  • Seguir seu time e começar uma TF o mais rápido possível. Seu objetivo tendo esse guia como base é acabar com o jogo o mais rápido possível, não perca tempo passeando pelo mapa não fazendo nada.




Como se Comportar Junto ao Seu Time



Independente se estiver forte ou atrasado no jogo, seu trabalho nesse momento do jogo é pegar campeões fora de posição (Não precisando ser muito seletivo no Mid Game já que a maioria dos Tanks inimigos, principalmente o SUP inimigo como um Braum, Leona, Thresh não estão tão tanks, então podem ser um alvo seu, ao contrário do Late Game, você irá se posicionar na frente de seu time, tentando pescar campeões de fácil abate com seu W Nevermove, assim abrindo espaço para Dragons, Torres, etc.
Muito cuidado no Mid Game pois você pode ser um alvo muito fácil para um Blitzcrank, Thresh, etc, por isso, TENHA CERTEZA DE TER SUA Zhonya's HourglassPRONTA, pois no início do Mid Game, em que você começara a pesca de campeões, você ainda é muito vulnerável e não pode lidar com 4 inimigos ao mesmo tempo mesmo com seu time atrás pois você pode ser facilmente burstado.
Back to Top

Comportamento em TFs

É nesse momento do jogo que você tem que brilhar e destruir a TF. Lutar em lugares fechados para Swain é a melhor opção por conta que seu W Nevermove fica muito mais fácil de acertar, e seu ultimate irá acertar múltiplos inimigos.
Seu objetivo aqui é neutralizar os carrys inimigos sozinho, quando estiver no meio de todos os inimigos, pare e procure o alvo mais frágil depois dos carrys inimigos. Caso você não consiga matá-lo, tente apenas deixá-lo fora da luta com teu Decrepify, e caso ele tente voltar, volte a causar dano a ele. Tenha em mente que caso você tenha neutralizado o Top Laner inimigo, a front line inimiga vai estar fraca, sendo assim, seu time poderá te acompanhar facilmente para matar o resto do time inimigo. Você não irá parar para dar Auto Attacks (A não ser que você esteja grudado no inimigo, ou que ele esteja te enfrentando sem correr), se você estiver no seu alcance máximo de casting de habilidades (que é quase o mesmo do Auto Attack), caso dê um Auto Attack, poderá deixar seu alvo fugir. Você pode chegar na back line inimiga por 2 meios:
    - Indo de frente depois de seu time começar a TF, ignorando todo o resto do time, já que você tem um sustain enorme;
    - Ir por trás junto com outro aliado, o que pode demorar um pouco e ser tarde demais se o TF ja começou e os inimigos já estão correndo atrás de seu time, nesse caso, você precisa começar a TF.
Você provavelmente vai se deparar com 2 situações:

Situação 1: Mid Laner Mago
O time inimigo tem um time composto por um mago na back line, como Lux, Azir, Syndra, etc. Nesse caso, tendo em mente que o ADC inimigo sempre está na back line, e o SUP inimigo está o protegendo, você irá enfrentar 3 inimigos de uma vez. Se vier mais que isso, seu time irá acompanhar facilmente.
No meio desses 3 inimigos, supondo que 1 deles é um mago com certo poder de burst, seu objetivo aqui é prender o máximo de carrys possíveis com seu W Nevermove, e quando você perceber que esse mago usará tudo em você, utilize a sua Zhonya's Hourglass.
Nesse momento do jogo, se o ADC inimigo não está forte, você não irá precisar de preocupar muito com ele, mas mesmo assim, seu foco maior é no mago, já que o SUP provavelmente vai querer proteger o ADC, e mesmo que ele perceba que você está focando o mago inimigo, já será tarde demais.
______________________________________________________________________________________

Situação 2: Mid Laner Assassin
Champions como Talon, Diana, etc irão te deixar em uma situação de 2 escolhas, dependendo do quão distante ele está de você:
  • Se ele estivar perto, mate-o para que ele não mate seus outros carrys. Tente matá=lo o mais rápido possível, logo após matá-lo, foque o ADC inimigo, se ele não estiver lá, mate quem tiver menos resistência.
  • Se ele estiver longe, não perca seu tempo correndo atrás dele, e parta para o carry inimigo mais próximo, isso irá depender do jogo. Se o ADC inimigo está ridiculamente fraco, foque quem está mais forte com ele, se for preciso, volte e mate o Assassin inimigo se for preciso, mas tenha noção de se você pode chegar nele rápido o suficiente para ele não fugir.
Back to Top

Feedei/Não Consegui Abrir Vantagem, E Agora?

Build



Nesse caso, você fará o máximo de defesa possível dependendo de quem você está enfrentando. Já que você falhou em ser um carry, você será uma front line, já que Swain pode fazer esse papel muito bem sendo um tank natural.
Faça itens defensivos até você achar que está tankando bem, e então faça dano para conseguir matar os carrys inimigos com mais facilidade já que você consegue chegar neles facilmente com toda sua defesa.
O importante é saber equilibrar dano com defesa para seu time. Caso seu time não tenha dano nenhum, faça itens como Rylai's Crystal Scepter, Abyssal Mask, etc, para dar essa equilibrada que seu time irá precisar, e caso seu time tenha um jungler que esteja fazendo muito dano em Late Game, mas tenha um dano que consiga dar consistência a TFs, faça mais defesa.



Geral


  • Ande junto ao seu time para não ser pego sozinho e abrir mais vantagem ao seus oponentes;
  • Se for farmar algum local, tenha certeza de não avançar mais que a metade da lane numa situação em que suas 2 torres de rota foram destruídas, pois se for pego, sua torre mais próxima para te defender é a do inibidor, e será impossível chegar nela caso seu time não esteja próximo a você.
Back to Top

Conclusão

Provavelmente vai ser difícil para você dominar Swain completamente como um main Swain como eu, mas ao se dominar, você vai ver como é carregar de verdade um time.

Obrigado por ler até aqui.

Qualquer duvida, me adicione no servidor Brasileiro : Clonan
Download the Porofessor App for Windows

League of Legends Champions:

Teamfight Tactics Guide