Click to open network menu
Join or Log In
Mobafire logo

Join the leading League of Legends community. Create and share Champion Guides and Builds.

Create an MFN Account






Or

Not Updated For Current Season

This guide has not yet been updated for the current season. Please keep this in mind while reading. You can see the most recently updated guides on the browse guides page

x
Rakan Build Guide by anionPositivo

Support [S11] Guia sincero: Rakan (PT-BR)

Support [S11] Guia sincero: Rakan (PT-BR)

Updated on June 25, 2021
6.4
4
Votes
2
Vote Vote
League of Legends Build Guide Author anionPositivo Build Guide By anionPositivo 4 2 7,529 Views 3 Comments
4 2 7,529 Views 3 Comments League of Legends Build Guide Author anionPositivo Rakan Build Guide By anionPositivo Updated on June 25, 2021
x
Did this guide help you? If so please give them a vote or leave a comment. You can even win prizes by doing so!
Vote
Comment

You must be logged in to comment. Please login or register.

I liked this Guide
I didn't like this Guide
Commenting is required to vote!
Would you like to add a comment to your vote?

Your votes and comments encourage our guide authors to continue
creating helpful guides for the League of Legends community.

Runes: PADRÃO

1 2 3
Resolve
Guardian
Demolish
Bone Plating
Revitalize

Sorcery
Nimbus Cloak
Celerity
Bonus:

+9 Adaptive (5.4 AD or 9 AP)
+9 Adaptive (5.4 AD or 9 AP)
+6 Armor

Spells:

1 2
SPELLS PADRÃO
LoL Summoner Spell: Flash

Flash

LoL Summoner Spell: Ignite

Ignite

Threats & Synergies

Threats Synergies
Extreme Major Even Minor Tiny
Show All
None Low Ok Strong Ideal
Extreme Threats
Ideal Synergies
Synergies
Ideal Strong Ok Low None

Champion Build Guide

[S11] Guia sincero: Rakan (PT-BR)

By anionPositivo
POR QUE RAKAN?
Rakan é um suporte fenomenal, de alto cc e alta mobilidade, ou seja, um suporte de utilidade incrível. Vocês já me conhecem, sou Macariniz e jogo desde a season 8, acumulando três anos de experiência como main suporte, e com 150k de pontos de maestria de Rakan.
Espero que você aproveite esse guia mais descontraído!


Legenda: imagem da minha grandiosidade
COMO JOGAR DE SUPORTE?
>Jogar de suporte é uma lane como qualquer uma das outras, e assim como as outras tem uma especialização, o suporte tem como foco o controle de visão e garantir que o atirador chegue ao late game, de preferência, forte.
>O Rakan é um campeão que vai passar grande parte do tempo fazendo roaming, isso, após o nível 6, por isso as BOTAS vão ser a primeira coisa que você vai querer buildar, mas é claro que isso depende muito do time e como a partida está decorrendo, isso também vai influenciar nos seus items e runas, afinal, o jogo começa na seleção de campeões.
>Como suporte você vai querer ficar na lane nos primeiros 6 níveis na sua rota, tentando voltar pra base apenas no nível 6, isso seria uma situação perfeita. Na primeira volta a base você sempre vai querer voltar com no mínimo uma sentinela de controle, e espalhar suas wards pelo mapa, tendo uma rotação de subir na toplane, ajudar, e ir descendo para a botlane. Caso o mid e o top estejam avançados você pode invadir a jungle inimiga e deixar algumas wards avançadas lá, essas wards podem evitar mortes dos seus outros colegas de equipe, não se esqueça, jogar de suporte, não é jogar só na botlane!

LOCALIZAÇÕES PARA

WARDS

NO MAPA TODO




Legenda:VERMELHO: wards comuns do time vermelho
VERMELHO ESCURO: wards profundas do time vermelho
AZUL: wards comuns do time azul
AZUL ESCURO: wards profundas do time azul
ROXO: wards situacionais do botside
ROSA: wards para controle de objetivo (antes de contestação)
PROS E CONTRAS
PROS
+ Alto CC (Controle de Grupo),
+ Alto escalamento de AP na habilidade W ,
+ Alto potencial de engage e disengage rápidos,
+ Muito veloz, fácil de fazer roamings,
+ Bom em desvantagens numéricas,
+ Voltado para teamfights.
O Rakan é um campeão voltado para teamfights, devido a sua habilidade de alto CC, com as habilidades W e R , pode também tirar inimigos de batalha por um período, um período bem grande pra ser sincera, e se o time conseguir jogar em volta isso é fácil ganhar qualquer teamfight. Seu alto potencial de roamings também favorece muito a equipe, e pode dar uma dor de cabeça nos inimigos, ele corre muito e consegue chegar nas lutas de surpresa com seu E ou W .
CONS
- Dependente do time,
- Alta taxa de cooldown no early game,
- Alto gasto de mana no early game,
- Demora para fazer diferença num jogo
- Seu Q tem uma taxa muito baixa de dano e cura,
- Só pode alcançar o seu verdadeiro potencial com sua cara-metade, Xayah .
O Rakan é um campeão quase exclusivamente suporte, isso se deve ao fato de que ele só tem duas habilidades de dano, e apenas uma dessas dá um dano razoavél, isso torna o campeão um fraco duelista e dependente de seu time. O early game do Rakan não é muito bom caso ele não pegue nenhum tipo de vantagem para comprar itens, podendo se transformar num campeão squishy muito rapidamente, e isso não é nada bom para ele, visto que ele tem que esperar até o mid-game para poder brilhar.Caso não tenha uma Xayah no time, vai ser ardido pro Rakan , a passiva dos dois pode ser decisiva, assim como o W e o E dos dois.
FEITIÇOS DE INVOCADOR

FEITIÇOS DE INVOCADOR
-
FLASH: Um feitiço de invocador essencial para quase todos os campeões do jogo, o flash colabora tanto para engages e disengages, para escapar de um inimigo ou para garantir uma kill.
INCENDIAR: Incendiar é o feitiço padrão para os suportes, ele pode ser usado para cortar a cura do time inimigo, como, o curar e curas de habilidades e itens. Numa batalha 2v2 na botlane, com ambos os suportes e atiradores, foque o atirador e use o incendiar dele quando ele estiver com 50% de vida, pois provavelmente ele vai tentar usar o curar .Você só irá focar o suporte inimigo caso seja por exemplo, uma Soraka ,onde ela vai ficar atrás apenas curando os aliados, então é melhor cortar o mal pela raiz, não?
EXAUSTÃO: Esse feitiço de invocador deve ser levado caso o seu ADC esteja levando o incendiar , então você tem a liberdade de levar o exaustão , outra razão para levar esse feitiço é se o time inimigo possuir inimigos muito rápidos ou que podem chegar facilmente nos seus aliados.
RUNAS
>A runa obrigatória do Rakan é a runa de GUARDIÃO, sendo a runa que ele mais se beneficia, podendo usar seu Epara chegar rapidamente nos aliados e dar um escudo a mais.

RUNAS PADRÃO


PRIMÁRIAS


  • DEMOLIR
  • DEMOLIR: Essa runa ajuda muito tanto no early game quanto no late, no early se conseguir pegar vantagem na lane, é fácil pegar barricadas, ou seja, recursos para você e seu atirador. Tente pressionar a botlane inimiga no começo para poder usar essa runa e dar vantagem para o seu time.
  • OSSO REVESTIDO
  • OSSO REVESTIDO: é uma runa que vai deixar o Rakan mais tank, como é um campeão tank de engage, ele se beneficia muito com essa runa.A runa faz com que após sofrer um ataque de um campeão, os três próximos ataques ou habilidades dele darão menos dano, uma runa obrigatória pro Rakan .
  • REVITALIZAR
  • REVITALIZAR: vai ser uma runa pra maximizar o shield e cura do Rakan , principalmente com aliados com abaixo de 40% de vida.


SECUNDÁRIAS


  • MANTO DE NIMBUS
  • MANTO DE NIMBUS: quando usar um spell, vai te dar o efeito de ghost,o que é uma maravilha pro Rakan! Com o simples combo de flash + W , eles nem vão saber o que atingiu eles.
  • CELERIDADE
  • CELERIDADE: vamos correeer meu beemmmm!!! Um Rakan de Shurelya vai ser seu maior inimigo...Além de combar com um dos item cores do Rakan , também comba com a ultimate .


CONTRA ALTO CC / SOFRENDO DE PRESSÃO NA LANE




>Essa runa deve ser usada quando você estiver numa lane contra algum counter, ou caso a composição inimiga tenha muito CC (controle de grupo), lembre-se que o jogo é 5v5 e não apenas a sua lane!

PRIMÁRIAS


  • FONTE DE VIDA
  • FONTE DE VIDA: Essa runa vai dar mais sustain na lane pra você e seu ADC, imobilizar um inimigo, enquanto com essa runa, fornecerá cura para qualquer um do seu time que bater no inimigo, assim como você mesmo.
  • OSSO REVESTIDO
  • OSSO REVESTIDO: é uma runa que vai deixar o Rakan mais tank, como é um campeão tank de engage, ele se beneficia muito com essa runa.A runa faz com que após sofrer um ataque de um campeão, os três próximos ataques ou habilidades dele darão menos dano, uma runa obrigatória pro Rakan .
  • INABÁLAVEL
  • INABÁLAVEL: Essa runa faz com que quanto menos vida você tenha, mais tenacidade você vai ter. Essa runa é boa tanto para engages quanto para escapar de inimigos, que provavelmente irão usar habilidades de CC para tentar te parar.


SECUNDÁRIAS


  • ENTREGA DE BISCOITOS
  • ENTREGA DE BISCOITOS: Essa runa dará 3 biscoitos , que restauram uma porcentagem da vida e mana perdida, um runa essencial caso você esteja contra uma lane de poke.
  • PERSPICÁCIA CÓSMICA
  • PERSPICÁCIA CÓSMICA: vai fazer com que os seus feitiços de invocador carreguem mais rápido, mas o nosso interesse é principalmente com o flash, assim nós sempre teremos um segundo método de escape além das nossas habilidades.


VÍTORIA GARANTIDA


>Essa runa é perfeita caso o seu ADC seja qualquer um daqueles com sinergia maior que 4, estiver com boa composição de time e não tenha levado counters na botlane, bastante coisa né? É uma runa bem situacional mas é a melhor de todas, dando muito controle de mapa com a runa de poro fantasma e ter ult mais frequentemente, possibilitando mais chances para emboscadas.


PRIMÁRIAS



  • DEMOLIR
  • DEMOLIR: Essa runa ajuda muito tanto no early game quanto no late, no early se conseguir pegar vantagem na lane, é fácil pegar barricadas, ou seja, recursos para você e seu atirador. Tente pressionar a botlane inimiga no começo para poder usar essa runa e dar vantagem para o seu time.
  • OSSO REVESTIDO
  • OSSO REVESTIDO: é uma runa que vai deixar o Rakan mais tank, como é um campeão tank de engage, ele se beneficia muito com essa runa.A runa faz com que após sofrer um ataque de um campeão, os três próximos ataques ou habilidades dele darão menos dano, uma runa obrigatória pro Rakan .
  • REVITALIZAR
  • REVITALIZAR: vai ser uma runa pra maximizar o shield e cura do Rakan , principalmente com aliados com abaixo de 40% de vida.


SECUNDÁRIAS


  • CAÇA SUPREMA
  • CAÇA SUPREMA: Essa runa deve ser completa para melhor desempenho, então dê vários roamings para todas as lanes, pra você ter ult a cada 5 segundos, se o seu time tiver muito dano e CC e habilidades de dano em área vai ser perfeito!
  • PORO FANTASMA
  • PORO FANTASMA: é uma runa perfeita para controle de mapa! Espalhe essas wards que nem manteiga e você vai ter visão de tudo, mesmo quando as wards tiverem espirado, visto que a runa deixa poros fantasmas que dão um pouco de visão da área até algum inimigo passar por ele.

/// Alternativa ///

  • CAÇA INCANSÁVEL
  • CAÇA INCANSÁVEL: Uma alternativa da runa CAÇA SUPREMA , que pode auxiliar em roamings e melhor controle de mapa, visto que o item stacka velocidade.
ITEMIZAÇÃO

ITEMS INICIAIS


>O item inicial do Rakan é sempre o mesmo, nem adianta tentar inventar moda, o ESCUDO RELICÁRIO , ele te dá poder de habilidade e permite que você complete o seu item de suporte de forma segura. Você provavelmente deve estar se perguntando, por que não usar o GUME DO LADRÃO ARCANO ? A resposta é bem simples, o Rakan apesar de contar como um campeão ranged (assim como o Thresh), tem muito pouco range pra atingir os inimigos de longe, porque o seu Q , a única habilidade ranged...Não vamos nem comentar do dano que dá.
BOTAS
>Uma parte muiitooo importante pro Rakan , afinal, é tudo sobre velocidade! Tudo depende da matchup pra ver qual dos abotinados nosso passarinho vai usar.
BOTAS IONIANAS DA LUCIDEZ
vai ser uma bota que você vai buildar quando você ta ganhando a sua lane, fazendo com que você tenha suas habilidades cada vez mais rápido(seus spells de invocador também), assim fazer play é muito mais fácil.
BOTAS DA MOBILIDADE
essa bota é fenomenal pro Rakan, principalmente combada com a runa de celeridade, não tem como escapar de um pássaro de botina, eu acho?
BOTAS GALVANIZADAS DE AÇO
você só vai buildar essas botinas se tiver sofrendo muito de poke, se o tive inimigo tiver muito dano AD, se seu time não tem muita frontline, ou se for fazer um protect the Xayah, amém.
PASSOS DE MERCÚRIO
você vai querer fazer essa bota caso o time inimiga tenha muito CC ou que o time inimigo tenha muitos campeões AP, o que já é ruim pro Rakan, fazendo com que seja obrigado a fazer essa bota ruim pra ele :(




MÍTICOS


>O Rakan pode usar dois míticos, por favor nem invente de fazer REGENERADOR DA PEDRA LUNAR porque o Rakan tem quase nenhum benefício fazendo esse item, é bem difícil pra ele stackar a cura, apesar dos bons status.
>Outro item que muitos fazem mais é meio sem noção é o MANDATO IMPERIAL , apesar de que o Rakan pode stackar o ativo do item, tem itens bem melhores para se fazer, visto que o Rakan tem dificuldades de ativar o item, que é um item de aproximação de inimigos sofrendo de controle de grupo, caso seja de interesse chegar mais perto dos adversários, é melhor fazer o HINO BÉLICO DE SHURELYA
MEDALHÃO DOS SOLARI DE FERRO
apesar de ser um item impopular no Rakan , ao meu ver é uma ótima opção com uma build mais defensiva, podendo manter mais facilmente o time vivo com a ativa do item, que, da um escudo á todos os aliados num certo range do utilitário, ajudando também com a passiva, dando armadura extra à equipe.
HINO BÉLICO DE SHURELYA
item mais usado no Rakan , e com razão, o Shurelya dá bons status para o Rakan, sendo, CDR, poder de habilidade, mais HP e regeneração de mana, como uma cereja no bolo, o Shurelya possuí um ativo que faz com que surja uma espécie de corrente de vento, dando à todos os aliados no range mais velocidade. O Shurelya também possuí uma passiva, caso você use algum shield ou cure um aliado, ambos receberão velocidade extra.




LENDÁRIOS




-|

Qual a diferença entre míticos e lendários?

|-
Os itens míticos e lendários são muito semelhantes, ambos apenas podem ser comprado uma vez, mas os itens míticos possuem uma passiva especial do item, que stacka com os outros itens, algo que os lendários não tem, além disso, maioria deles tem uma passiva que pode ser ativada ao clicar no item.

LENDÁRIOS DE SUPORTE


TURÍBULO ARDENTE
um item essencial de suportes que dão algum tipo de peel (shields e curas), esse item faz com que os escudos dados pelo campeão fiquem mais fortes, além de dar attack speed e dano mágico adicional para ambos, os status do item podem ser muito bem utilizados pelo Rakan, um pouco mais de poder de habilidade nunca faz mal.
JURAMENTO DO CAVALEIRO
um item muito bom para o Rakan, dando recuperação de vida base e CDR, o caso dele na verdade é especial por conta de possuir uma passiva-ativa(???), onde você 'linka' um campeão aliado pra tomar um pouco do dano no lugar dele, que coisa fofa awnn >_< ! Se o seu aliado estiver com menos de 50% de vida máxima, dá velocidade pra você, isso mesmo, VELOCIDADE MEU AMORR, VAMOS VIRAR SORAKAS!!!

REDENÇÃO
um item ótimo, porque funciona até se você estiver morto, além disso, pode fazer a diferença em uma teamfight e não depende de estar muito perto de lá para ativar o item. A Redenção dá CDR, o que é o que mais precisamos, além de dar um boost nas curas e ter uma ativação única, curar todos os aliados num range definido e dar dano verdadeiro á campeões inimigos nesse círculo.

CAJADO AQUAFLUXO
outro item que dá CDR e boost de cura e shield, algo diferente nele é que quando você dá peel a um aliado, você e ele recebem um buff a mais de CDR e poder de habilidade.

CONVERGÊNCIA DE ZEKE
basicamente o MANDATO IMPERIAL dos tanks, você 'linka' um alido e caso você imobilize um inimigo, os auto-ataques do seu aliado vão dar dano a mais, esse dano stacka com a sua vida máxima.





LENDÁRIOS DE TANK

COURAÇA DO DEFUNTO
o melhor item tank caso você acabe precisando buildar tank numa partida, ele te da bastante movespeed, armadura e vida, além disso, no máximo de stacks dá slow ao atacar inimigos ,fazendo ser mais fácil de acertar um engage.

FORÇA DA NATUREZA
só buildar em situações extremas, onde tem um Veigar com 600 stacks que ta dando hit kill em todo mundo, ou muitos APs no time inimigo, o bom desse item é que ele dá uma boa quantidade de velocidade, algo que nós podemos nos beneficiar muito.

CORAÇÃO CONGELADO
usar esse item caso você estiver contra muitos campeões baseados em velocidade de ataque, o item pode ser interessante além disso por conta de mana, mas esse problema some no late game do Rakan, ainda considero uma boa opção de item.

ARMADURA DE ESPINHOS
caso necessário de algum corta-cura, a ARMADURA DE ESPINHOS , é a opção que você vai querer utilizar, ela dá bastante armadura e muita vida, caso um campeão inimigo ataque, ele sofrerá uma porcentagem de dano que stacka com armadura, além disso, imobilizar um campeão faz com que ele sofra do mesmo efeito(feridas dolorosas).Apesar de ser um item caro, podemos apenas comprar o COLETE ESPINHOSO , sem pressa de terminar o item assim de cara.
POSICIONAMENTO
> O Rakan é um campeão bem flex numa teamfight, e se bem jogado, é impossível de perder!
> Conheça a composição do time inimigo, muitas vezes, se o time inimigo for esperto (o que não é pra acontecer já que você está lendo esse guia), vai tentar focar o adc, porém o Rakan além de ótimo para engages, é ótimo para desengages também, então fique de olho no que está acontecendo numa batalha e se mantenha bem posicionado, ou seja, atrás da frotline (tanks) e na frente dos carregadores (normalmente midlaner e atirador), se o tive inimigo tiver algum assassino, NÃO dê engage(confie em mim, a gente aprende dos piores jeitos), ao invés disso, você deve ficar na backline e esperar pra ver o que o assassino vai fazer, e caso ele venha pra cima, é só usar o W (entrada triunfal)ou a ultimate.
> Se o time inimigo for composto de campeões de pouca mobilidade, é GG! Uma ult e um W bem usados, e com alguma habilidade de dano em grupo dos seus aliados é com certeza um fator que pode levar o seu time à vitória.
> Fique sempre atento ao mapa, não dê engage caso você perceber que há inimigos faltando, ou se o seu time estiver muito longe de você, porque não se esqueça que as habilidades do Rakan tem alto tempo de recarga, e você não vai querer usar habilidades em vão.
Download the Porofessor App for Windows
League of Legends Build Guide Author anionPositivo
anionPositivo Rakan Guide
Vote Vote
[S11] Guia sincero: Rakan (PT-BR)

League of Legends Champions:

Teamfight Tactics Guide